Cubatão colabora no reingresso social de pessoas sentenciadas21/02/2019

Prestação de serviço à comunidade auxilia quem pretende voltar a agir somente dentro da lei

Um trabalho de parceria entre a Prefeitura de Cubatão e o Poder Judiciário está colaborando significativamente para pavimentar o caminho de quem pretende pagar por seus atos e reingressar na sociedade após ter cometido algum tipo de infração.

Em razão de convênio firmado por intermédio do Juizado Especial Criminal, a Prefeitura pode receber pessoas beneficiadas pela transação penal e sentenciadas ao cumprimento de pena de prestação de serviço à comunidade.
Atualmente, nada menos que 104 homens e mulheres nessa situação estão atuando em repartições do serviço público municipal, realizando tarefas voltadas ao bem-estar da comunidade, sem custos para os cofres públicos.

Para o chefe de Divisão de Apoio Jurídico Social, Estevão Ferreira de Oliveira, não se trata de apenas pagar por um ato cometido, mas, principalmente, de uma oportunidade de reingresso na sociedade. "Ao realizar as atividades propostas em instalações públicas, compreendem a importância da disciplina, da responsabilidade; refazem os laços de relacionamento e criam outros em contato com a comunidade. Voltam a fazer o bem à sociedade", afirmou.

Somente neste início de fevereiro, 17 pessoas concluíram o cumprimento da carga horária necessária de serviço comunitário. "Também funciona como um apoio para o retorno ao mercado de trabalho. Quando conseguem um posto, o horário para pagamento das horas de serviço comunitário é adaptado de forma que se possa cumprir a determinação judicial sem prejuízo ao emprego formal", disse Oliveira.

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702