Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Prefeitura emite certidões negativas pela internet14/02/2019

No site também se pode obter segunda via de boletos ou consultar dívidas   
 
Uma simples certidão negativa de débitos, que levaria até três dias para ser emitida pela Prefeitura de Cubatão, agora pode ser obtida em minutos utilizando os novos serviços oferecidos no site www.cubatao.sp.gov.br, na parte de cima, no link em azul "Certidões Online". À distância de apenas alguns cliques, o contribuinte (pessoa física ou jurídica) também tem acesso à certidão positiva, quando houve ingresso de recurso judicial ou administrativo questionando o tributo.

Segundo o diretor de Receita, Luiz Alberto Maia da Silva, o Município emite cerca de 400 certidões mensalmente. "Com a informatização, economizamos tempo e recursos, já que os funcionários destacados para o atendimento pessoalmente agora podem executar outros serviços. O contribuinte também sai ganhando, já que não precisa esperar para ter a certidão em mãos".

O documento, com autenticação eletrônica e validade de seis meses, pode ser impresso diretamente pelo contribuinte no conforto de sua casa ou escritório, sem a necessidade de se deslocar até a Prefeitura. 

Mas a inovação não para por aí. Silva destaca que o contribuinte pode ainda consultar débitos e ter acesso a formulários e requerimentos utilizados, por exemplo, na solicitação de um alvará de licença ou no pedido de cancelamento de inscrição.  

"Quem perdeu o boleto para o pagamento de tributos e taxas, como IPTU, ISS ou taxa de licença, pode emitir a segunda via a partir do site, ou seja, não há mais necessidade de comparecer à Prefeitura para isso", acrescentou Silva.
Processos - No prazo de uma semana, o diretor prevê a disponibilidade de mais um serviço ao contribuinte: a consulta do andamento de processos administrativos. "Atualmente, cerca de 90% dos telefonemas recebidos pelo setor buscam informações sobre o trâmite dos processos. Essa consulta poderá ser feita pela internet e, com certeza, agilizará o andamento". Essa ação que facilita a vida do contribuinte e de pessoas jurídicas vai de encontro ao requerimento enviado pelo vereador Rodrigo Ramos Soares (Alemão). 

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702

Tags

Leia Também