Saúde tem programação no mês de combate à tuberculose07/03/2019

Vigilância Epidemiológica realiza evento voltado a profissionais de medicina e enfermagem

A Secretaria de Saúde de Cubatão realiza no período de 11 a 25 de março a 1ª Fase da Campanha de Intensificação da Busca Ativa de Casos de Tuberculose. A meta é examinar 1% da população (1.287 pessoas) durante todo o ano de 2019.

Fazem parte da campanha todas as unidades de saúde do município, incluindo o Pronto Socorro Central, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Municipal, Policlínica, Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, Centro de Atenção Psicossocial e Policlínica, além do Hospital Ana Costa. Todos estarão prontos para orientar sobre a coleta de escarro a toda pessoa ou profissional que apresentar tosse por três semanas. Outros locais, como abrigos e asilos, também serão orientados sobre a coleta.

Março é o mês de luta contra a tuberculose e o dia 24 é o Dia Mundial de Combate à doença. Para refletir sobre a data, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) realiza no dia 19, a partir das 8h30, um encontro voltado para profissionais de medicina e enfermagem da rede de Saúde do município. Para participar, os interessados devem se inscrever gratuitamente até o dia 15 pelo endereço eletrônico cvs.cubatao@gmail.com, informando nome, cargo, função e local de trabalho. O encontro será no Auditório da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/n).

Após a recepção, os encontros começam com o "Panorama Epidemiológico", apresentação a cargo da diretora do Departamento de Vigilância à Saúde de Cubatão, doutora Luciana Rozman. Em seguida, às 9h30, o médico do Programa de Controle da Tuberculose do SVE Antonio Carlos Giometti fala sobre "Diagnóstico e manejo clínico".
Às 10h30, será feita uma apresentação sobre fluxograma laboratorial com a enfermeira Luciana Freire Arrazi e, para encerrar o encontro, o jornalista da Secretaria de Saúde Alessandro Atanes, mestre em História Social, apresenta o tema "Tuberculose e Literatura: o caso do romance Navios Iluminados".

Texto: Alessandro Atanes - MTb 650/96 DRT-MT