II Semana do Artesanato de Cubatão será realizada de 18 a 22 de março08/03/2019

Evento prevê oficinas, intercâmbio cultural, palestra e ação social

A Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural, promoverá, de 18 a 22 deste mês, a II Semana do Artesanato de Cubatão.

A abertura será a partir das 14horas na sede da Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic), à Rua Bahia, 163, Vila Paulista. As inscrições para o intercâmbio cultural, que será realizado no dia 19, e para as oficinas (20 e 21) devem ser realizadas dos dias 11 a 15, no Parque Anilinas, Avenida 9 de Abril, 2275, Casa 2, Centro.

Criada pela Lei Municipal 3899/2018,  o evento neste ano terá como foco cooperativismo e associativismo. "Visa a fazer os artesãos entenderem que ações coletivas tendem a fortalecê-los", explica Márcio Teixeira, diretor do Departamento de Políticas Públicas para a Diversidade Cultural.

Conforme Márcio, o cooperativismo e o associativismo facilitam o acesso a políticas públicas e possibilitam ações destinadas a diminuir os custos de produção, além de proporcionarem o desenvolvimento de atividades inovadoras e acesso a mercados. "Agregam valor ao produto e criam ferramentas para uni-los cada vez mais e serem mais fortes quanto movimento na cidade", explicou.

A lei municipal 3899/18, de autoria do prefeito Ademário Oliveira, criou, também, o Dia Municipal do Artesão, em 19 de março.

PROGRAMAÇÃO:

18/03 - ABERTURA (14h às 18h), na ACIC
14h30 - Apresentação Cultural (Larissa Vidal "Dança do Ventre";
15h15 - Palestra 1: "Cooperativismo e Associativismo" - Palestrante: Debora Silva;
16h00 - Palestra 2: Linhas de crédito da Caixa Econômica Federal;
17h00 - Desfile de Modas com o Projeto Dorothea;
17h30 - Entrega das autorizações: Feira Bina e Feira Criativa de Cubatão;
18h00 - Entrega das Carteiras: Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e Carteira Nacional do Artesão (Programa do Artesanato Brasileiro);

19/03 - VIAGEM DE INTERCÂMBIO para Embu das Artes (monitorada pela Secretaria de Turismo de Embu)
8h - saída do Parque Anilinas
Visita à feira de Artesanato de Embu, entre outros locais da cidade
Interessados devem se inscrever no Parque Anilinas - Casa 2 de 11 a 15 de março (45 vagas)