Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Cubatão amplia unidades participantes do Saúde na Escola21/03/2019

Programa ministerial envolve quase 7 mil alunos da rede municipal
 
Cubatão aumentou em mais de 80% o número de escolas participantes do Programa Saúde na Escola para o período 2019/2020. Saltou de 13 para 24 unidades escolares, envolvendo quase 7 mil alunos. A informação foi divulgada pela coordenadora do programa em Cubatão, Solange Dias Arantes de Almeida.

O Saúde na Escola, política intersetorial que envolve os ministérios da Saúde e da Educação, indica temáticas que podem ser transformadas em ações planejadas e articuladas entre as equipes das escolas e os profissionais da atenção básica de saúde do Município. "Atualmente Cubatão conta com 27 equipes de atenção básica e todas foram vinculadas ao programa", detalhou Solange.

Dentre as temáticas, vale a pena destacar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; a promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; a prevenção do uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; a verificação da situação vacinal; e a identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.

As escolas, em parceria com as unidades de saúde, também podem planejar ações voltadas à promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; à prevenção das violências e dos acidentes; à identificação de educandos com possíveis sinais de alteração da saúde ocular; e ao direito sexual e reprodutivo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids).

Segundo Solange Almeida, o programa promove a comunicação entre as escolas e as unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes. "Fortalece o enfrentamento de vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o desenvolvimento escolar", finalizou.
 

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também