Projeto Canto Mágico abre inscrições para educadores11/04/2019

Inscrições vão até 24 de abril para formação musical

O projeto Canto Mágico está com inscrições abertas para formação musical de educadores. As oficinas são gratuitas e oferecidas a professores e gestores da rede pública e privada. Os participantes aprendem sobre repertório, expressão vocal, expressão cênica, musicalização infantil, reflexões sobre música na educação e confecção de instrumentos musicais.

"As oficinas são práticas, assim como na sala de aula com as crianças. Os professores aprendem de forma lúdica e divertida", explicou a coordenadora do projeto e regente do coral Sônia Onuki.

Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível no blog do projeto, preencher com dados pessoais, escolher a área em que atua e o local de preferência.

A aula inaugural está marcada para o dia 10 de maio, no Bloco Cultural, a partir das 18 horas. O curso segue até 27 de novembro com aulas quinzenais. Os alunos ainda desenvolvem atividades, projeto final e recebem certificado de conclusão.

Os profissionais da rede pública municipal podem participar das oficinas nas seguintes unidades:

UME Sofia Zazur  - terças-feiras - 17h15 às 18h45
Praça da Escola, 148 - Vila Fabril

UME Estado do Rio Grande do Sul - quartas-feiras - 17h às 18h30
R. Marechal Costa e Silva, 201 - Jardim das Indústrias

UME Usina Henry Borden - quartas-feiras - 16h20 às 17h50
Av. Amazonas, s/nº - Vila Light

UME Marta Josete Ramos Impaléa (CEU) - segundas-feiras - 17h às 18h30
R. Assembleia de Deus, 65 - Jd. São Francisco

Já para os profissionais de outras redes as aulas são mensais e aos sábados, das 9 às 17 horas, no Colégio Objetivo Cubatão, que fica à Av. Joaquim Miguel Couto, 243, Jardim São Francisco. Interessados podem se inscrever pelo mesmo link.

Música nas creches - Sônia também declarou que oito profissionais do ensino infantil I, que já atuam nas creches do município uma vez por semana, desenvolverão aulas de musicalização com os bebês da rede ao longo do ano. "A musicalização de bebês tem como foco estimular os sentidos, contribuindo para um melhor desenvolvimento". Na próxima semana, a equipe se reúne para alinhar os objetivos e a previsão é iniciar as atividades já no dia 22 deste mês.

O Projeto Canto Mágico, promovido pelo Vozes da Arte, formou 65 profissionais por meio das oficinas no ano passado e também desenvolve projeto de canto coral com crianças e jovens de 6 a 17 anos. Conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Rotary Club de Cubatão, com patrocínio da Petrobras (Programa Petrobras Socioambiental).

Texto: Marisol de Andrade - MTb 58.160