Já está tudo pronto para o Carnaval de Cubatão01/02/2016

Já está tudo pronto para o Carnaval 2016 de Cubatão, que será realizado sábado (06), a partir das 20 horas, na Avenida Beira Mar, no Jardim Casqueiro. A estrutura foi montada na Passarela do Samba. O público contará com uma arquibancada que irá comportar 2.600 pessoas para assistir a apresentação dos desfiles das quatro escolas de samba da cidade.

Antes da apresentação oficial das agremiações, os foliões poderão brincar o Carnaval com o Bloco Elas por Elas, do Centro de Referência da Mulher. É a primeira vez que o bloco desfila e vai para a avenida com 100 mulheres. Será a partir das 20h.  Logo em seguida, às 20h30, o Grupo Afoxé Filhos de Ganga Zumba entra na passarela do samba levando muito colorido ao som da dança afrobrasileira.

A animada Corte Carnavalesca desfila na avenida às 21h20, com a presença do Rei Momo, Willian Gordão (Escola de Samba Independência); Rainha do Carnaval, Najara Camargo (GRES Nações Unidas); primeira princesa, Kauanny Cristine (Independência); cidadão samba, Nivaldo Alves Pereira (Acadêmicos Costa e Silva); cidadã samba, Jurema Santana (Nações Unidas); rainha gay, Mirella Souza  (Independência); e princesa gay, Aline Camp (GRES Unidos do Morro).

Desfile - A escola de samba estreante no Carnaval cubatense é a Acadêmicos do Costa e Silva. Ela entra na avenida com 450 componentes e 10 alas. O enredo "Do trigo da terra à arte do pão" conta a história do pão nosso de cada dia e aborda a importância desse alimento na mesa da população. Vale lembrar que a agremiação precisa desfilar por três anos sem contar com a subvenção financeira da Prefeitura para entrar no circuito de competição do carnaval da cidade.

A escola de samba Unidos do Morro foi criada há 27 anos e vice-campeã por duas vezes. Este ano irá para avenida com 800 componentes distribuídos em 12 alas. O enredo "África... o sonho de Mandela" é uma reedição do carnaval de 1992 e, desta vez, além da homenagem a Nelson Mandela também vai chamar a atenção para a importância de se combater o racismo e a discriminação nos tempos atuais.

Desfilando desde 1979, a escola de samba Nações Unidas foi campeã em cinco carnavais na cidade e uma vez vencedora em Santos. O enredo "Madeira de lei é João" faz uma justa homenagem ao Seu Madeira, conhecido sambista cubatense. Ele foi o precursor das escolas de samba do município na década de 1960. A escola entra na passarela do samba com oito alas e 800 componentes.

Campeã por 10 anos consecutivos, a Independência desfila há 40 anos na cidade. Este ano serão 1.500 componentes e 12 alas entrando na passarela do samba ao som do enredo "Da folia, um rei", que conta a trajetória do famoso carnavalesco Joãosinho Trinta pelo carnaval carioca e seus famosos sambas enredo.
Este ano o desfile será diferente. Não haverá premiação para as agremiações, porém, as escolas deverão cumprir uma série de quesitos como, por exemplo, números mínimos de integrantes e alas, tempo de desfile na avenida, entre outros. O não cumprimento do regulamento publicado em decreto pode acarretar pontos negativos para a escola para o desfile oficial do ano que vem.

Ingressos para as arquibancadas - Quem quiser acompanhar a apresentação de Carnaval da arquibancada deverá trocar um quilo de alimento não perecível (menos sal e açúcar) por um ingresso. A troca teve início hoje (1º). Logo neste primeiro dia já foram distribuídos 765. Os ingressos estarão disponíveis até 3 de fevereiro - ou até se esgotarem - das 9 às 17 horas, no Parque Novo Anilinas (Casa do Fundo Social de Solidariedade - Av. Nove de Abril, s/nº) e no Centro Esportivo Armando Cunha (Av. das Américas, 550- Jardim Casqueiro).Além das quatro escolas de samba, o público contará ainda com dois blocos e a presença da Corte Carnavalesca.

Texto: Christiane Castanheira - MTb 69.685 DRT-SP