Cubatão, 22 de dezembro de 2014

00ºC / 00ºC

Qualidade do ar

Educação 05/07/2012

Familiares de dona Maria do Rosário conhecem nova escola do Jardim Casqueiro que leva seu nome

Emocionado com a homenagem à sua esposa, falecida em 2011, Jorge Franco entregou uma foto dela para a diretora da escola

Familiares da professora Maria do Rosário Lopes Franco, falecida em junho de 2011, e que empresta seu nome à nova Unidade Municipal de Ensino (UME) construída no Conjunto Rubens Lara, visitaram a escola pela primeira vez na tarde desta quarta-feira, dia 4, acompanhados pela prefeita Marcia Rosa e o secretário municipal de Educação, Luiz Costa Júnior. Recebidos pela diretora da unidade, Simone Simão dos Santos, eles conheceram as instalações da escola e conversaram com as crianças.

Na ocasião, o esposo da homenageada, Jorge Martins Franco, disse emocionado que sua esposa nunca almejou dar nome a uma escola e que sua família estava imensamente feliz por ter o reconhecimento da Cidade onde ela dedicou anos de trabalho à educação. Para que fosse lembrada pelos alunos e funcionários da escola, Jorge Franco entregou à diretora um quadro com uma foto de sua esposa para ficar exposto na unidade escolar.

A prefeita Marcia Rosa agradeceu a visita da família e ouviu muitas histórias sobre dona Maria do Rosário contadas por seu saudoso esposo, que foi acompanhado pelos filhos Maria Inez Franco Sabino, Paulo César Lopes Franco e Eugênio Lopes Franco, além da nora Sebastiana Sueli Almeida Franco, da neta Aline Morgado Franco e dos amigos Carmen Lorente e Alaor Baigi.

A unidade homenageia a primeira professora de Educação Infantil de Cubatão. Servidora municipal, dona Maria do Rosário iniciou seu trabalho como professora no dia 9 de abril de 1956, no Parque Infantil do Jardim Casqueiro e Vila Bandeirantes, o qual ajudou a fundar num modesto barracão de madeira.  Aposentou-se em 1988, como diretora da extinta Emei Estado de Sergipe. Falecida em 18 de junho de 2011, dona Maria do Rosário foi casada por 61 anos com Jorge Martins Franco, com quem ela teve os filhos Eugênio (que trabalha no CPD da Prefeitura), Jorge Luiz, Maria Inez e Paulo César.

Autor do projeto de lei que deu nome à escola, o vereador Paulo Tito Fader também esteve presente na visita, que foi acompanhada por secretários e pelo vereador Francisco Leite, o Bigode.

Notebooks - A tarde na UME Maria do Rosário Lopes Franco foi marcada também pela presença dos pais de alunos que foram à escola para retirar os notebooks dos filhos. Comprados pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), os notebooks estão sendo entregues esta semana para 1.700 crianças do 1º ao 7º ano de seis escolas municipais.

Os equipamentos foram adquiridos dentro do programa Um Computador por Aluno (ProUca), do Ministério da Educação, e são da marca Positivo Informática, modelo Mobo S7, podendo ser usados tanto em casa quanto na escola.

Para Carla Araújo de Oliveira, de 23 anos, mãe de Lívia Vitória, do 2º ano A, levar o notebook para casa e poder estudar com ele é uma "evolução que a escola está proporcionando às crianças. Na minha época, meu pai mal podia me comprar um caderno. Isso vai ser importante para o futuro da minha filha", disse.

Cronograma - O cronograma de entrega de notebooks prossegue nesta quinta-feira, dia 5, nas UMEs Mário Moreira, Rui Barbosa, João Ramalho, Padre Manoel da Nóbrega e na UME Usina Henry Borden. Esta última será acompanhada pela prefeita Marcia Rosa, que às 18h irá entregar a reforma da escola. Entre as melhorias recebidas estão a construção da quadra de esportes, de uma sala de recursos multifuncionais, da sala de arte, de dois banheiros adaptados para cadeirantes e para a área administrativa, a substituição dos pisos, modernização das instalações elétricas, colocação de rampas para acessibilidade e a pintura geral da unidade escolar, além de iluminação da fachada.

Fotos: Carlos Felipe
20120704-SEDUC-ume maria do rosario visita-CB