Cubatão, 25 de abril de 2014

00ºC / 00ºC

Qualidade do ar

Habitação Gabinete Especial Chuvas 19/03/2013

Prefeitura e CDHU agilizam o auxilio moradia

Encontro reuniu prefeita e coordenador do Programa Serra do Mar

Com objetivo de agilizar a liberação dos auxilios moradias para as famílias atingidas pelas fortes chuvas, a prefeita Marcia Rosa e o coordenador do programa socio-ambiental Serra do Mar, Fernando Chucre, mantiveram encontro nesta terça-feira (19), na Prefeitura. O objetivo foi ajustar o fluxo do envio de documentos entre as duas entidades, para viabilizar os pagamentos. Para isso, a Prefeitura encaminhará até fim desta semana a lista oficial dos desabrigados com os respectivos comprovantes de residência e um laudo da Defesa Civil quanto ao estado de cada uma das moradias prejudicadas pelas chuvas.

Segundo Chucre, assim que essa lista for encaminhada ao órgão estadual, em dois dias úteis estima-se que o benefício seja liberado para pagamento. Enquanto isso, a Prefeitura continuará dando o acolhimento a todas as famílias desabrigadas.

"Todo esse procedimento permitirá aos moradores atingidos pela chuva, assim como está acontecendo com os de Água Fria, receberem mais rapidamente o auxílio", explica o secretário municipal de Habitação, Ricardo Cretela, em referência aos dois núcleos mais atingidos pelas enchentes. Esses recursos darão condições às famílias de encontrar moradias mais dignas, por meio de aluguel ou em casa de parentes amigos até que ocora a construção de novas unidades habitacionais.

Valores - Um dos objetivos da reunião foi buscar a unificação dos valores dos auxílios emergencial e de moradia, concedidos pelo Estado às famílias desalojadas pelas recentes chuvas, no valor de de R$ 400,00 mensais, com primeira parcela de R$ 1.200,00. Essa parcela inicial é maior para ajudar no pagamento do seguro-caução que costuma ser cobrado nos contratos de aluguel das moradias.

Em contato por telefone com secretário estadual da Habitação, Sílvio Torres, a prefeita Marcia Rosa solicitou o seu empenho no sentido de garantir essa unificação, dentro do padrão mantido pela Prefeitura.

20130319-GP-DesabrigadosPMC-CDHU-Reuniao-CPM
Texto: Carlos Pimentel Mendes - MTb 12.283