Cubatão, 22 de outubro de 2014

Tempo

00ºC / 00ºC

Qualidade do ar

Notícias

Lazer Cultura Artes e espetáculos 13/11/2013

Circuito Cultural Usiminas chega dia 18 em Cubatão

Música, teatro, oficinas e atividades de arte-educação serão espalhadas pelas escolas e praças da cidade; programação é gratuita
 
Cubatão vai se transformar em um centro de cultura, lazer e entretenimento com a chegada do Circuito Usiminas de Cultura - CUC 2013. De 18 a 24 de novembro uma programação gratuita e voltada para toda a família tomará conta das praças e escolas da cidade. Apresentações teatrais, brincadeiras, arte-educação, contação de histórias, cinema e muita música boa irão alterar a rotina dos moradores. O Circuito, que é uma iniciativa do Instituto Cultural Usiminas, visa levar atividades para a comunidade e seu entorno. Além disso, busca valorizar a cultura local, contando inclusive com apresentações de projetos e artistas da região.

No dia 18 começam as atividades da Oficina de Grafite - Projeto Basquiat Graffiti. Durante toda a semana, alunos das escolas previamente inscritas irão aprender, por meio de módulos, técnicas de construção de desenhos com o grafite. Uma forma de interação com a arte e profissionalização. As aulas serão na UME Ulysses Silveira Guimarães (Rua São Francisco de Assis, s/nº, Vila Natal), das 13h às 16h. 

Outra atividade, também exclusiva para o público escolar, que promete atrair a atenção dos jovens é a Oficina Lúdica de Fotografia, desenvolvida pela Cinear. Após um bate-papo sobre formas e técnicas de observação, os participantes são convidados a sair pela cidade mostrando sua forma de vê-la, através da fotografia. As oficinas, destinadas ao público das escolas, serão realizadas nos dias 21/11, na UME Padre José de Anchieta (Rua Salgado Filho, 130, Jardim Anchieta) e 22/11, na UME Ulysses Silveira Guimarães (Rua São Francisco de Assis, s/nº, Vila Natal), das 7h30 às 11h. 

Criar uma grande "Arena de Brincadeiras" com atividades lúdicas e recreativas. Essa é a proposta do grupo Atrás do Pano, com a realização da "Rua de Brincar", um dos maiores sucessos do circuito. Por meio de brincadeiras as crianças são estimuladas a desenvolver objetos cênicos, como máscaras, bonecos e brinquedos de papel, que ao final, se transformam em uma grande exposição. Para quem gosta de viajar pelo do univer "Embornal de Histórias". Bonecos animados, contadores de histórias e personagens divertidos passarão por diversas escolas da cidade, com suas histórias cativantes e longas viagens mágicas. As apresentações serão nos dias 18, 19, 21 e 22/11.

Parcerias - Cubatão, primeira cidade de SP a receber o projeto, terá uma programação especial do Circuito Usiminas de Cultura, com parceiros importantes como o EMCENA BRASIL - Circuito Paulista. O Projeto conta com um contêiner adaptado para palco, onde são oferecidas oficinas, contações de histórias, apresentações de espetáculos teatrais para crianças e adultos, além de circo, música e sessão de cinema com curtas-metragens. A programação será realizada nos dias 23 e 24/11 das 15h às 22h. 

A caravana, que percorreu mais de 150 cidades em todo o país, já atingiu cerca de 300 mil pessoas. Com uma estrutura moderna, que inclui som, iluminação, tela de cinema, 400 banquetas e uma grande tenda para abrigar a plateia, a caravana irá apresentar uma variada programação aos presentes, com a mesma qualidade de salas convencionais de teatro, porém com a vantagem de ser totalmente gratuito. Segundo Orlando Moreno, criador e idealizador do projeto: "Esses últimos seis anos de circulação nas mais variadas regiões de norte a sul desse país foram muito gratificantes, tanto para adquirir experiência como para resgatar um pouco dessa riquíssima cultura de cada localidade. Depois de milhares de quilômetros rodados, nós estamos, de fato, levando a cultura onde o povo está. Todos se divertem com o gracejo do palhaço, se emocionam com o cordel e a história bem contada e, como gente grande são capazes de reviver a criança que existe dentro de cada um. E ao final, agradecidos  retribuem  aplaudindo entusiasticamente todos os artistas ".

Já o projeto África em Nós - Coleta Cultura afro-brasileira, uma iniciativa da Prefeitura de Cubatão em comemoração ao dia da consciência negra, irá mostrar um pouco da riqueza da cultura negra, incluindo apresentações de danças afro, roda de capoeira, exposições de artesanato, contação de lendas africanas e muito mais. As atividades serão no dia 20/11, de 16h às 21h, no Parque Novo Anilinas (Avenida Nove de Abril, s/nº, Centro).

Para quem aprecia uma boa música, uma programação especial. A grade de shows reúne uma diversidade de que se destaca pela pluralidade artística como Claridade, Grupo Cobra Coral, Toninho Horta e Banda, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - OBMJ, Toledo & Cia do Choro e Marcelo Jeneci.

O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas e pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pelo Instituto Cultural Usiminas, POP Produções Artísticas, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Circuito - O projeto vem alterando a rotina das cidades por onde passa. Desde seu início, em 2010, já foram realizadas, 368 apresentações artísticas e 60 oficinas, que contribuem para a formação sociocultural dos cidadãos, além de levar uma programação rica e extensa, inteiramente gratuita. Mais de 104 mil pessoas já se beneficiaram com as ações do circuito. Só nesta edição, mais de 34.500 pessoas participaram das atividades com cerca de 140 atrações, nas cidades de Ipatinga, Igarapé, Itatiaiuçu, Mateus Leme, Rio Manso e Itaúna, todas em Minas Gerais. 

O Circuito Usiminas de Cultura, nesta quarta edição, vem se consolidando como um importante projeto do Instituto Cultural Usiminas, que visa a descentralização da cultura e acessibilidade das comunidades que não têm tanto acesso a um bem cultural como os grandes centros. A maioria das ações prioriza o desenvolvimento do cidadão em áreas que fazem interface com a cultura e a educação conforme diretriz de investimentos sociais da empresa", explica Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas.  

Instituto Cultural Usiminas - Criado em 1993, o Instituto Cultural Usiminas tem como missão sistematizar e gerir os investimentos do grupo Usiminas em Cultura, assim como definir e planejar a sua política cultural e linhas de atuação. Com essa responsabilidade em mãos, o Instituto direcionou seus investimentos para ações que promovem o desenvolvimento sustentável do setor. Em 2008, a gestão dos investimentos do grupo Usiminas em Esporte também passou a integrar o escopo de trabalho da Instituição que desenvolveu a política de patrocínio esportivo, que contempla, prioritariamente, o investimento com vistas à inclusão e formação (desporto educacional). Em 20 anos, a Usiminas patrocinou mais de 1.800 projetos, todos com a gestão do Instituto e por intermédio das Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte.
 
Um pouco mais sobre as atrações da programação
 
Oficina de Grafite - Projeto Basquiat Graffiti
 
Módulo I - Oferece aos jovens participantes uma formação inicial sobre a produção coletiva das artes através do grafite a partir de processos de pesquisa e utilização de técnicas artísticas que incorporem como temática os elementos representativos da cultura local e mineira nas suas criações. Focando aspectos conceituais da arte contemporânea através do graffiti, dialogando com as vivências e com o universo dos jovens atendidos.
 
Resultado: Ao final de uma semana de formação teremos uma intervenção artística em praça pública, na qual os participantes da oficina produzirão alguns painéis coletivos, e haverá uma interação com MC e Dj convidados.
 
Classificação: Maiores de 12 anos (adolescentes)
 
Oficina Lúdica de Fotografia - CINEAR
 
A Oficina Lúdica de Fotografia foi criada com o objetivo de possibilitar experiências com a fotografia, através da proposta de trabalhar as impressões das crianças e adolescentes, residentes nas cidades, por meio de câmeras fotográficas. Em um bate-papo será instigado o olhar fotográfico deles, para que, em seguida, saiam acompanhados pela cidade em busca de boas fotos.
 
Classificação: 10 a 16 anos
 
Embornal de Histórias - GrupoTeatro Aberto
 
Utilizando bonecos animados, máscaras e músicas ao vivo, dois contadores de história se reencontram após uma longa viagem. Cada um tem um embornal (sacola artesanal) e deles saem diversas coisas. São itens adquiridos por eles em suas viagens - as histórias do mundo. Histórias que passaram de geração em geração e que, aos poucos, vem sendo esquecidas. Eles querem contar suas experiências, dividir e trocar suas histórias com outras pessoas. Uma alusão ao registro da tradição oral feito por grandes mestres, como Câmara Cascudo, Silvio Romero, Mário de Andrade, entre tantos outros. Essa será a missão que o Compadre da Morte, Rosinha, Quirino e outros personagens terão: trocar as histórias do embornal para levar a outros povos.
 
O Grupo Teatro Aberto tem sua sede, desde 2010, na Praça dos Andradas, no centro de Santos, apresentando suas montagens em palcos itinerantes e viajando por todo o país. Com direção de Ednaldo Freire, o grupo é um encontro de artistas de Santos e Região em busca de uma forma popular de fazer teatro.
 
Classificação: Livre
 
África em Nós - Coleta Cultura afrobrasileira
 
O Departamento da Diversidade Cultural de Cubatão - SECULT e Projeto Mãos à Obra - UME Bernardo Lorena, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, apresentam mostra de iniciativas culturais de Cubatão, fotografia, graffiti, audiovisual, capoeira, dança, percussão, artesanato, artes plásticas, circo, contação de lendas e muita música.
 
Show Claridade - Recordando Clara Nunes
 
Reúne canções memoráveis intercaladas por textos sobre a vida e a obra da cantora Clara Nunes com a cantora, atriz e compositora Simone Ancelmo, que se apresenta juntamente com uma banda formada por sete grandes músicos. No repertório, estão desde as canções mais conhecidas até aquelas que não ganharam tanta popularidade e por este motivo, são consideradas como "lado B". 
 
Classificação: Livre
 
CINEAR - Exibição de Filmes 
 
Valente
A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.
 
Classificação: Livre
 
A Era do Gelo 4
Scrat desencadeia um evento cataclísmico. Sid, Manny e Diego são empurrados para alto mar e terão de lidar com perigos que jamais puderam imaginar que existiam, como um bando de piratas de quinta categoria. Sob muita adrenalina, esses heróis terão de passar por cima deles e achar o caminho de volta para casa.
Classificação: Livre
 
EMCENA BRASIL - Circuito Paulista
 
A Cia Abaréteatro vem capitaneando o projeto desde 2007 e traz na programação cinco companhias renomadas de teatro, circo e de mamulengos, que irão apresentar seus principais espetáculos. Todos trazem na bagagem um excelente currículo com diversas premiações tanto nos principais centros culturais do país, como nos diversos festivais de cultura espalhados pelo Brasil e no exterior. Ao todo serão 40 artistas e técnicos que desfilarão suas habilidades em dois dias de eventos. O excelente nível artístico e a interação com a plateia, presente em todas as apresentações, proporcionará aos espectadores um excelente divertimento, num evento único, valorizando a cultura popular, o artista nacional e garantindo boas gargalhadas e uma ótima tarde e noite  de lazer para toda a família. 
 
Classificação: Livre
 
Rua de brincar - Grupo Atrás do Pano
 
Uma Rua lúdica é a proposta deste trabalho. As crianças são estimuladas, através de uma relação direta e espontânea com os atores, a participarem das atividades confeccionando brinquedos e objetos cênicos como as máscaras e bonecos de papel. Enfatizam a interatividade através das brincadeiras musicais e aula aberta de percussão.
 
Classificação: Livre
 
Grupo Cobra Coral
 
Cobra Coral é o nome do quarteto vocal formado por quatro artistas mineiros de destaque da cena atual. Flávio Henrique, Kadu Vianna, Mariana Nunes e Pedro Morais têm carreiras independentes e resolveram se unir executando canções do próprio trabalho, parcerias entre si e músicas de colegas que admiram. Unidos pela amizade e afinidade musical, os quatro artistas apostam na formação de quarteto vocal para apresentarem ao público mineiro um outro lado de suas carreiras individuais, um lado mais intimista e ao mesmo tempo mais elaborado. A formação do grupo é justificada pelo prazer de cantar em grupo e unir forças num projeto divertido de se executar.
 
O formato acústico de três violões e quatro vozes é perfeito para a compreensão dos ricos arranjos vocais que o grupo preparou. No repertório canções como "E o que for já é" (Kadu Vianna, Pedro Morais e Magno Mello), "Cobra Coral" (Caetano Veloso e Wally Salomão), "Encontros e Despedidas" (Milton Nascimento e Fernando Brant) e "Casa Aberta" (Flávio Henrique e Carlos Rennó). O grupo, com quase três anos de existência, já teve como convidados grandes nomes da nossa música, podendo citar Milton Nascimento e Ed Motta e dividiu palcos com Boca Livre, Renato Braz, Cláudio Nucci, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Túlio Mourão e Wagner Tiso. O primeiro disco foi lançado em Novembro de 2012 e traz novidades nunca apresentadas em shows como as músicas "Qualquer Palavra" e a regravação de "Gatas Extraordinárias".
 
Classificação: Livre
 

Show Toninho Horta e Banda 
 
Um dos mais prestigiados artistas brasileiros no exterior, Toninho Horta tem em sua bagagem 25 discos de carreira, participou de centenas de gravações e turnês com outros artistas em 40 países no mundo. Em 2010, lançou o disco "Harmonia & Vozes" indicado ao Latin Grammy Awards, na categoria "Melhor Álbum de MPB", com participação de 150 músicos. Entre eles um time de estrelas do pop nacional como Djavan, Seu Jorge, Ivete Sangalo e Erasmo Carlos. Também foram lançados os DVD's "Ton de Minas - Solo ao Vivo", o documentário "A Música Audaz" e livro biográfico "Harmonia Compartilhada" da escritora Maria Tereza Arruda Campos, pela Editora Imprensa Oficial.
 
Com mais de 45 anos de carreira, o músico divide seu tempo entre turnês internacionais e projetos de educação e formação musical no Brasil, pela Terra dos Pássaros Produções e o Instituto Maestro João Horta.  Toninho Horta virou referência para músicos de vários países, pela sua maneira original de compor e a versatilidade no violão e na guitarra. Mais de 60 composições foram feitas em sua homenagem por músicos brasileiros, europeus, americanos e asiáticos. Em sua recém temporada na Ásia, o sucesso de sua trajetória lhe proporcionou convites para atuar com Orquestras Sinfônicas de Shangai, Pequin e Hong Kong no ano que vem. Em 2011-2012, Toninho Horta lançou o projeto "Aqui-Ó Jazz" que tem como finalidade o resgate da música instrumental e do jazz da capital e a divulgação da nova geração de talentos. Para 2013, além da tournê nacional com orquestras sinfônicas em várias capitais do país, sua prioridade será lançar o tão esperado "Livrão da Música Brasileira", com incentivo da Lei Rouanet, celebrando 25 anos de pesquisa.
 
Classificação: Livre
 

Show Orquestra Brasileira de Música Jamaicana - OBMJ
 
Idealizada pelo músico e produtor Sérgio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta, a OBMJ funde a música jamaicana de raiz (ska, rocksteady e early reggae) com clássicos da música brasileira, resultando num clima alegre e dançante. A banda lançou o disco "Volume II" em meados de 2013 e segue com o bailão dando continuidade a turnê do disco.
 
Classificação: Livre
 

Show Marcelo Jeneci
 
Marcelo Jeneci é, alem de compositor, pianista e acordeonista. Trabalhou e possui parcerias com artistas como Chico César, Vanessa da Mata, Elza Soares, Caetano Veloso, Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Seu primeiro álbum "Feito Pra Acabar" foi eleito um dos melhores discos de 2010, pela revista Rolling Stone. Ele também liderou as indicações do VMB 2011 e já é bicampeão na categoria música do ano do Prêmio Multishow. Marcelo Jeneci acaba de lançar o álbum "De Graça". O disco, que foi produzido por Kassin e co-produzido por Adriano Cintra deve chegar às lojas ainda este mês. Acompanham Jeneci no show, os músicos Laura Lavieri (voz), Estevan Sinkovitz (guitarra, violão e bandolim), Regis Damasceno (guitarra, baixo e violão), Richard Ribeiro (bateria) e Ricardo Prado (violão e guitarra). 
 
Classificação: Livre
 
 
Show Toledo & Cia do Choro - "Assim começou a MPB...bons tempos de chorinho"
 
Na formação do primeiro grupo de choro "Choro Carioca" (por volta de 1870), o maestro e flautista virtuose Antônio Callado troca os instrumentos da banda militar por uma formação simples e popular: flauta, cavaquinho e violão. A polca da uma abrasileirada e se transforma em choro e depois em samba. O talento de músicos como Chiquinha Gonzaga, Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, dentre outros tantos, expressam em música "CHORO"- a verdadeira alma do povo brasileiro (frase do maior de todos os maestros brasileiros Villa-Lobos).
 
Classificação: Livre
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Usiminas
Prefeitura Municipal de Cubatão
Secretaria de Comunicação
Secretaria de Cultura