Cubatão, 20 de outubro de 2014

Qualidade do ar

Saúde Gabinete 13/12/2013

Inauguração da UPA do Parque São Luiz acontece amanhã, às 10h

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participará do evento. Prefeita fez última vistoria no local nesta sexta-feira (13)

A Prefeitura de Cubatão inaugura amanhã (14), às 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento "Professor Dr. Mário Ruivo", em solenidade que contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A UPA localiza-se na av. Dr. Joel Gonçalves de Oliveira s/nº, ao lado da Creche do Parque São Luiz. A prefeita Marcia Rosa realizou na tarde desta sexta-feira a última vistoria no local antes de sua entrega à comunidade, acompanhada de seu vice-prefeito Donizete Tavares, secretários e técnicos municipais, além do vereador Jair Ferreira Lucas (Jair do Bar).

Idealizadas pelo Governo Federal, as UPAs funcionam 24 horas por dia e são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), que realiza o treinamento dos profissionais que trabalharão na unidade e organizará o fluxo de atendimento no local.

O objetivo principal da unidade é ampliar a oferta de saúde municipal - uma das mais completas da Baixada Santista - e diminuir a alta demanda do Pronto Socorro Central, já que a UPA poderá resolver grande parte das urgências e emergências. Com uma estrutura eficiente, o local contará com dois emergencistas, equipamentos de Raio X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação.

A inauguração da UPA também marcará o início oficial da adoção do Protocolo de Manchester no Município, sistema de classificação por cores que determina os atendimentos prioritários com base na gravidade do estado do paciente. Posteriormente, esse sistema será implantado também nos PS Central e Infantil.

Simultaneamente à inauguração da UPA, o Pronto Socorro do Jardim Casqueiro será desabilitado. "A população do Casqueiro e região deverá procurar a UPA, que receberá todo o corpo médico e profissional do pronto-socorro e começa a atender já neste sábado. Na área do PS, será construída uma nova UBS, com maior capacidade de atendimento", explica o secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Yoshimura.

A Chefe do Executivo destacou o empenho de toda sua equipe de governo para a entrega da unidade. "É emocionante e gratificante ver o empenho de todos, dia e noite, sem parar, para que a população tenha mais esse importante equipamento de saúde, que atenderá com rapidez, qualidade e respeito pelas pessoas".

Mais Médicos - No evento, também será recepcionada pela Prefeita e pelo ministro da Saúde a quarta profissional cubana do programa Mais Médicos que clinicará na Cidade: Marlen Gutierrez Ronda.

Texto: Allan Nóbrega - MTb 52.208-SP
Secretaria de Saúde, Secretaria Municipal de Governo