Mês da Independência tem vasta programação cultural e cívica

Abertura será com espetáculo “Caminhos da Independência” 

Mulheres no palco. Na coxia. Na platéia. Em 18 anos, esta será a primeira edição que o sexo feminino dominará o já tradicional espetáculo teatral Caminhos da Independência, em Cubatão. A peça teatral abre a programação cultural do Mês da Independência na cidade.
Da protagonista, Tamirys O´Hanna, como Leopoldina, ao texto punjante de Dione Carlos, que recebeu a dinâmica direção de Miriam Vieira, as mulheres são protagonistas da peça ‘Imperatriz’, em cartaz de quinta-feira a domingo (5 a 8), no Teatro do Kaos, sempre às 20 horas.
“Vamos falar destas muitas imperatrizes que atravessam nossa história e que deveriam nos atravessar”, filosofa Miriam Vieira, destacando a entrega das 12 atrizes em cena, acompanhadas por três atores. “Eles não disputam a cena e, sim, dão suporte a essas atrizes. O grito é feminino! A cena é feminina!”.
Miriam Vieira espera que Leopoldina não seja lembrada apenas como nome de uma escola de samba ou uma estação de trem. “Leopoldina é o olhar feminino de uma pátria ainda em formação. Significa que, quem dá à luz, a vida, a mão de obra para a construção de um país, somos nós, mulheres”.
A diretora agradeceu o convite do produtor Lourimar Vieira, ator e idealizador do Teatro do Kaos, para abraçar essa direção a partir do texto de Dione Carlos. “Que Leopoldina faça com que todas nós – todos e todas – sejamos imperatrizes de nosso próprio destino”.
Além de Tamirys O’Hanna, fruto da escola do grupo Teatro do Kaos, que hoje já conta com um musical (Gabriela), dois longas metragens e participação em série na Netflix, o elenco conta com Alana Vieira (noviça), Cristiane Santos (madre Joana Angélica e Maria do Couto), Emely Cruz (benzedeira e lavadeira), Jade Oliver (narradora), Mariana Nunes (Maria Quitéria) e Nicca Oliveira (Maria Felipa), além de alunos e ex-alunos da escola de teatro.
O espetáculo tem o apoio cultural da Prefeitura de Cubatão e do Point Restaurante; patrocínio cultural da Ecorodovias; e realização do Ministério da Cidadania. O ingresso será trocado por um quilo de alimento não perecível. O Teatro do Kaos fica na Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo.
Programação – Além da peça, a programação do mês da Independência do Brasil, em Cubatão, contará com solenidade cívica dia 6, com hasteamento de bandeiras na Unidade Municipal de Educação (UME) Ulysses Guimarães, na Rua São Francisco de Assis s/nº, Vila Natal, às 9 horas; e a 6ª Ecocaminhada Caminhos do Mar, com a subida da serra até o Rancho da Maioridade (inscrições encerradas), dia 8, às 9 horas.
A programação conta ainda com a exposição “Projeto Recordações – Desfiles Cívicos de Cubatão”, com fotos garimpadas pelo curador Francisco Torres no Arquivo Histórico da cidade. As 24 imagens, flagrantes das apresentações realizadas no Dia da Independência e no aniversário da Cidade, 9 de abril, nos últimos 50 anos, ficarão expostas de 9 a 27 deste mês, no saguão da Prefeitura (Praça dos Emancipadores, s/nº). Entrada franca.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais