Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Parque Linear do Pinheiro do Miranda é entregue pelo Governo do Estado04/07/2018

Com 7,2 mil metros quadrados, área de esportes, eventos e lazer, atenderá a  toda a região das Cotas e será administrado pela Prefeitura
 
Antes, uma encosta de morro ocupada por centenas de barracos, onde residiam milhares de pessoais, sujeitando-se a perder todos os seus bens e até as vidas, devido a desmoronamentos. Hoje, um espaço com 7,2 mil metros quadrados, dotado de playground, área livre para eventos e apresentações artísticas, praças para jogos de mesa e tabuleiro, quadra poliesportiva, espaço para prática de skate, mirante, entre outros equipamentos.

Assim é o Parque Linear Pinheiro do Miranda, inaugurado na manhã desta quarta-feira (4), durante solenidade a que estiveram presentes autoridades municipais e do governo estadual. O Estado foi responsável pela realização do projeto, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que investiu R$ 4,88 milhões nas obras. Os serviços tiveram início em abril de 2016.

Segundo o prefeito Ademário Oliveira, a Prefeitra assumirá a administração do parque, situado na região das Cotas, o que ocorrerá quando houver a transferência oficial do equipamento por parte do Governo do Estado.

Ao discursar na solenidade, o prefeito destacou que o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar - no qual o parque linear está in- cluído - transformou a região das Cotas em uma verdadeira cidade. "O que antes era um aglomerado com cerca de 30 mil pessoas vivendo em áreas de risco, hoje é um núcleo urbanizado, dotado de saneamento básico, água, drenagem e parque de eventos e lazer", disse.

O prefeito destacou o fato de, além disso, as famílias não mais correrem risco de vida por causa de desmoronamenos. "Se o programa Serra do Mar não tivesse transferido centenas de famílias de áreas de risco, a tromba de água que se abateu sobre a Serra, no dia 22 de janeiro de 2013, teria provocado uma catástrofe nas Cotas", lembrou Ademário, que, antes de ser prefeito, trabalhou na coordenação do programa.

Humberto Schmidt, presidente da CDHU e atual responsável pelo gerenciamento do Programa Serra do Mar, representou no ato o governador Márcio França. Anunciou, em seu discurso, novas etapas do projeto, entre elas o acordo com a empresa Atobá (MD Papéis) para destinação das casas da antiga Vila Santista de Papel para atendimento habitacional. Os imóveis, hoje vazios e em mau estado de conservação, serão reformados e entregues a famílias transferidas de áreas de risco pelo programa.

Schmidt anunciou, também, a publicação de edital para as obras de revitalização do Conjunto Habitacional Harmonia, no Bolsão 7, e desenvolvimento de projetos sociais na Cota 200.

Discursaram, ainda, na solenidade, lideranças comunitárias, o deputado estadual Caio França e, em nome da Câmara Municipal de Cubatão, o vereador Ivan Hildebrando.

Após os discursos, houve descerramento da placa inaugural e a entrega formal à Fundação Florestal, por parte da CDHU, de uma área de 570 mil metros quadrados, totalmente desocupada, para integração ao Parque Serra do Mar. Foi oficializado, também, o repasse, à Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) da obra concluída do sistema de abastecimento de água da Cota 200.

Vale ainda registrar o espetáculo apresentado pelas crianças residentes nos chamados Bairros-Cotas, que formam a Camerata de Violões, Clarinetes e Percussão - parte do projeto Cubatão Sinfonia, apoiado pela Prefeitura Municipal.



Texto: Paulo Mota - MTb 12.814

Galerias de Imagens

Tags

Leia Também