Menu
busca avançada

Voltar

Notícias

Inscrições abertas para Olimpíada de Astronomia e Astronáutica11/03/2019

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar  
 
Será que alunos de escolas públicas ou privadas têm conhecimento suficiente para participar de uma olimpíada voltada à astronomia e à astronáutica? Justamente para eliminar essa dúvida e, de certa forma, eliminar o preconceito de que esses temas estão distante da realidade da sala de aula que o astrônomo João Batista Garcia Canalle está convidando as unidades educacionais a participarem da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

"A participação dos alunos é voluntária, mas pode e deve ser estimulada", disse Canalle, frisando que se trata de um recorrente engano pensar que os estudantes não estão preparados para a prova. "Pretendemos muito mais ensinar do que avaliar o que o aluno sabe sobre essas ciências".

Podem participar desde alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a terceiranistas do Ensino Médio. Ao final, todos recebem certificado de participação, além de brindes e material didático.

"Dê oportunidade para que os alunos descubram seus talentos", apelou Canalle aos diretores e professores. Ele esclareceu que as provas ocorrem na própria escola. Mas o prazo de inscrição termina no próximo dia 17, pelo site www.oba.org.br. A olimpíada, em uma única fase, ocorre no dia 17 de maio próximo.

João Canalle coordena nacionalmente o Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail oba.secretaria@gmail.com ou pelo telefone (21) 4104-4047.

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702

Tags

Leia Também