Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques retorna em 201306/03/2013

Idealizado pela cubatense Viviane Veiga Távora, o Prêmio Literário precisa de patrocinadores

Um concurso literário que valoriza a poesia entre a criançada e capacita os professores: o II Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques está cheio de novidades. Este ano, serão mais crianças premiadas em novas categorias, oficinas para os educadores em todas as cidades da Baixada Santista, vídeos com dicas de limeriques online e até uma peça teatral. Mas para que o Projeto siga adiante, aguarda patrocínio.

O Prêmio já tem aprovação do Programa de Ação Cultural, o ProAC/ICMS, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que garante desconto no recolhimento de ICMS das empresas que destinam investimento para projetos culturais como este. Na sua 1ª edição, o Prêmio contou com 1700 poemas inscritos por alunos da rede pública e particular dos Ensinos Fundamental I e II (6 a 11 anos de idade).

Várias novidades acompanham o Concurso Tatiana Belinky em 2013, que será produzido pela empresa Varal - Educação e Cultura, a começar pelas oficinas de limeriques oferecidas gratuitamente para professores. Serão 40 ministrações nas cidades de Cubatão, Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, já que o prêmio possui âmbito regional. Vale lembrar que o Prêmio foi amplamente divulgado nos meios de comunicação em 2012, sendo destaque no site da Folhinha, suplemento infantil do Jornal Folha de São Paulo, em TVs (TV Tribuna, TV Santa Cecília), Rádios, Revistas (Revista Crescer, Beach&Co) e em blogs especializados em Literatura, como o Blog do Galeno, Presidente da Biblioteca Nacional e o Publishnews.

O número de oficinas é bem superior ao registrado ano passado, quando foram realizadas 18 em 7 cidades da Baixada Santista, atigindo 800 profissionais. A ideia é repassar conhecimento aos educadores sobre o que é a poesia limerique para que, posteriormente, trabalhem com os alunos em sala de aula. As inscrições serão pela internet, a exemplo da edição anterior.

O website oficial do projeto, www.portalpanapana.com.br/premio  também receberá outras informações e a postagem de vídeos com dicas e oficinas para a produção dos poemas limeriques. Outra ação que vai incrementar o Prêmio é a apresentação da peça "Um punhado de letras para enfeitar os cabelos de Tati", inspirada na escritora Tatiana Belinky que aos 94 anos de idade continua criando poesia como nunca! Desta vez, além das crianças, os professores e bibliotecários também serão premiados. Os melhores colocados receberão kits de livros que somam mais de 2600 unidades, isso em todas as categorias.

Por que Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques? - A escritora cubatense criadora do Concurso afirma que o Prêmio valoriza o estudante e, principalmente, o professor. "É importante mostrar que o trabalho deles vale a pena. O empenho de todos, desde a criação dos poemas, passando pela inscrição no Prêmio ano passado foi impressionante. Tivemos um universo muito grande de pessoas envolvidas, lendo, escrevendo, criando e se apaixonando pelo limeriques", disse Viviane Veiga Távora. A paixão pelo gênero poético plantou na autora a vontade de compartilhar o que aprendeu. Além de pensar o Prêmio Literário, é autora de Mareliques da Praia-Louca, Pé de alguma coisa pede outra, Cordel de Terezinha, O Decifrador de Poemas e Pé de Limeriques.

A escolha de Belinky para dar nome ao Concurso não aconteceu por acaso: foi ela quem trouxe os limeriques para o Brasil. O poema foi criado pelo inglês Edward Lear e chama-se limerick. Tatiana aportuguesou esse nome. Embora russa, Belinky vive no Brasil há mais de 80 anos e já publicou centenas de livros com os poemas que têm uma métrica e rimas especiais, como este: "Os limeriques são historinhas / contadas em só cinco linhas./ Ritmadas, ligeiras, / com rimas brejeiras, histórias bem maluquinhas". Tatiana é considerada, atualmente, uma das escritoras contemporâneas mais importantes da Literatura Infantojuvenil no País.

Para Tatiana Belinky, que fez questão de escolher os vencedores em 2012, a criançada entendeu o espírito da brincadeira poética: "Para fazer limeriques é preciso falar de coisas maluquinhas. Adorei todos os poemas", disse Tatiana, sorrindo.

Fotos: Arquivo PMC
20130306-SECULT-Premio Limeriques patrocinio-MM