Visitantes consideram Parque do Perequê ótima opção de passeio06/06/2013

Quase 90% dos pesquisados estão satisfeitos

O visitante do Parque Ecológico do Rio Perequê tem de 30 a 39 anos de idade, apresenta renda familiar de até R$ 1.240,00 e prefere chegar ao local de carro, em busca de lazer e diversão nas piscinas naturais e nas cachoeiras que descem a Serra do Mar. Este é o perfil do visitante típico de uma das principais atrações da Região Metropolitana da Baixada Santista conforme levantamento realizado por técnicos e cientistas que finalizam o Plano de Manejo. As informações foram apresentadas pelo gestor do parque, Victor Fernandes Borges, a uma platéia formada por estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual de Cubatão, na tarde desta quinta-feira (6). O evento fez parte da programação da 5ª Semana do Meio Ambiente de Cubatão.

Victor Borges destacou aos alunos que 87,1% dos visitantes consideram o parque ótimo/bom, ou seja, quando deixam o local, estão plenamente satisfeitos. O gestor frisou que os estudos não estão ligados apenas ao uso público consciente e sustentável do parque, mas também ao meio físico (água, terra, ar), à fauna e flora da Mata Atlântica.

Uma vez concluído, o Plano de Manejo vai estabelecer o zoneamento do parque e as normas que devem regulamentar o fluxo de visitantes. Também fornecerá a base para o gerenciamento dos recursos naturais, citando, inclusive, a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade. Essas informações devem ajudar a traçar regras de utilização visando preservar e conservar a área.

O trabalho, fruto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelos governos Municipal e Estadual com a empresa Copebrás, do grupo Anglo American, deve ser concluído até o final do ano. As informações obtidas serão articuladas com os levantamentos efetuados por outras equipes que estão atuando no parque desde março de 2011.
Acesso: O parque tem como acesso a Rodovia Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá). A Estrada do Perequê, de 1,6 quilômetro, que margeia o rio até a área de lazer do parque, parte da pista Guarujá-Cubatão, na altura da indústria Carbocloro, km 42.

O local funciona de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. Conta com sanitários e telefone público. Junto à entrada há bolsão de estacionamento gratuito para 100 veículos. Também não é cobrado ingresso.
Victor Borges orienta os caminhantes de final de semana a contatarem as agências regionais que promovem turismo de aventura e garantem um percurso seguro até a cachoeira Véu da Noiva. O trajeto, considerado de dificuldade moderada/alta, é vencido em cerca de uma hora e meia.

20130606-SEMAM-pereque-etec-MCJ

Texto: Melchior de Castro Junior - Mtb 15.702