Ação social orientará 180 famílias da Vila Noel este mês

Moradores serão transferidos para conjunto habitacional no Jardim Costa e Silva

Moradores da Vila Noel receberam, na manhã desta quinta-feira (3),  técnicos do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Secretaria Municipal da Habitação (Sehab), que lhes prestaram esclarecimentos sobre as ações sociais que a Prefeitura desenvolverá em conjunto com o Rotary Clube  Jardim Casqueiro. As ações, com início previsto para a segunda quinzena deste mês, têm o objetivo de orientá-los sobre as novas condições de vida que as 180 famílias do núcleo terão quando forem transferidas para o conjunto habitacional construído no Jardim Costa e Silva pela Companhia Habitacional e de Desenvolvimento Urbano do Estado (CDHU).
A reunão desta quinta-feira foi realizada na sede da associação de moradores da Vila Noel. Contou com a presença das assistentes sociais da Sehab e representantes do Rotary e da comunidade. A coordenação esteve a cargo de Lucimeire de Mendonça Silva, diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da secretaria.
Lucimeire informou que a data de início das ações sociais será definida  em reunião entre os representantes da Sehab e do Rotary no próximo dia 13. “Mas podemos assegurar que os trabalhos, a cargo de voluntários do Rotary, começam na segunda quinzena deste mês”, explicou.
A parceria com o Rotary foi firmada dia 19 de setembro. A entidade promoverá diversos cursos, muitos deles voltados para o núcleo famíliar,  com enfoque no combate à violência doméstica, urbana e enfrentamento de preconceitos; educação; prevenção ao alcoolismo, educação ambiental, educação patrimonial (para melhor uso do espaço construído); noções de Direito Civil, educação financeira e orçamento familiar. Os moradores serão orientados sobre como formar a associação comunitária e como administrar os condomínios, além de receberem noções de empreendedorismo.
Vacinação animal – Na mesma reunião, os moradores foram informados de que, nos dias 17, 18 e 19, será realizada vacinação e implantação de chipes nos animais na vila. Será feito, ainda, cadastramento de animais que serão submetidos a castração.