Cubatão apresenta novo projeto viário da Ponte Manuel Alves Fernandes ‘Maneco’, a Ponte do Arco-Íris

A revitalização urbana da Ponte Manuel Alves Fernandes, também conhecida como ‘Ponte do Arco-Íris’, situada na Avenida Nove de Abril, foi proposta pelo Governo Municipal como uma intervenção de impacto positivo em termos funcional e visual. A peça principal dessa transformação será a implementação de uma ciclofaixa que se estenderá ao longo da ponte, abrangendo 350 metros lineares, no canteiro central da ponte. Esta ciclofaixa será estrategicamente projetada para refletir a identidade vibrante do arco-íris presente na estrutura da conhecida ponte que liga o Centro à área industrial. Após conclusão do projeto arquitetônico aprovado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semob), os serviços devem iniciar em breve.

A singularidade da ciclofaixa será acentuada pela presença de esculturas de folhas ao longo de sua extensão. Inspiradas no prêmio conferido a Cubatão de “Cidade símbolo de recuperação ambiental” durante a Eco-92 (Conferência Mundial das Nações Unidas), as esculturas serão confeccionadas com uma combinação de acrílico colorido e placas fotovoltaicas. Essas placas proporcionarão estética única e serão responsáveis por gerar energia e luminosidade para o trecho da ciclofaixa, promovendo a sustentabilidade. A energia fotovoltaica é fonte renovável e limpa de energia que utiliza radiação solar para gerar eletricidade. Baseia-se no efeito fotoelétrico, pelo qual determinados materiais são capazes de absorver fótons, as partículas luminosas, liberando elétrons, gerando corrente.

De acordo com César Nascimento, secretário de Governo, o projeto é a primeira etapa de um projeto cicloviário maior. “Nossa ideia é que esse projeto inicie na ponte Maneco e corte a cidade pela principal avenida, a Nove de Abril, seguindo por três quilômetros até o fim da via, próximo à Vila São José; uma intervenção que traz mobilidade urbana e beleza para os moradores de Cubatão”, afirma César.

Segurança dos ciclistas – Com o objetivo de assegurar a segurança dos ciclistas, um guarda-corpo nas cores do arco-íris percorrerá toda a extensão. No início da ciclofaixa, será reservada uma área de descanso e contemplação, equipada com bancos públicos, suportes para bicicletas, lixeiras e vegetação. Essa área será coberta por uma estrutura com guarda-chuva, proporcionando sombra.

Para aprimorar a iluminação pública da via, os postes de iluminação existentes serão substituídos por novos, com design exclusivo alinhado à identidade da ponte. Os novos equipamentos aumentarão a quantidade de luz dispensada, terão diferentes alturas para atender às necessidades específicas de veículos e pedestres, proporcionando uma experiência urbana mais segura e agradável.

Nesta obra não há contrapartida financeira da Prefeitura Municipal; é resultado do processo de mitigação de uma empresa que atua no polo industrial  que, seguindo a Legislação Municipal, apresentou Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Diante disso, foi lavrado o termo de mitigação, que tem por objetivo a revitalização sobre a ponte, incluindo também a iluminação de LED, seguindo parâmetros ambientais e legislações vigentes. Os guarda-corpos com paginação do guará-vermelho, ave símbolo da cidade, serão mantidos no local, estes já estão concluídos.

Ponte Manuel Alves Fernandes ‘Maneco’, a ponte do Arco-Íris – Recebeu esse nome em 2019  em uma justa homenagem ao jornalista Manuel Alves Fernandes, o Manecofalecido em outubro de 2018 e que, por mais de quatro décadas atuou como correspondente do jornal A Tribuna em Cubatão. Maneco participou das grandes lutas locais, entre elas, a campanha de combate à poluição e a mobilização pela restauração da autonomia da cidade, no tempo em que esta era considerada área de interesse da Segurança Nacional e não podia eleger seus prefeitos. Também editou, por muitos anos, o Caderno da Indústria de A Tribuna, com as principais informações do polo petroquímico da cidade. Maneco trouxe luz à histórias de pessoas comuns e era conhecido por sua polidez e serenidade.

Por: Secom Cubatão