...

Cubatão vacina neste sábado (27) na USF do Jardim Nova República (Bolsão Oito)

Estarão disponíveis aos munícipes vacinas contra poliomielite, hepatites, covid-19, entre outras doenças
  • 6 min de leitura

Neste sábado (27), Cubatão participa de mais um dia multivacinação, imunização contra a poliomielite e covid-19. Das 9h às 16h, a USF do Jardim Nova República (Bolsão Oito) vai atender a população infantil e adulta com imunizantes para prevenção de diversas doenças. A unidade fica na Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº. É obrigatório o uso de máscara dentro da unidade de saúde e respeito ao distanciamento social.

O objetivo é o de imunizar contra a Polio (crianças de 1 a 4 anos) e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade de acordo com o calendário de rotina. A Secretaria Municipal de Saúde solicita que seja levada a caderneta de vacinação da criança e adolescente e documento de identificação.

De acordo com nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, as vacinas contra a covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo junto às demais vacinas do calendário na população a partir de 3 anos de idade. É necessário apresentar documento com foto ou cartão SUS e comprovante de vacinação para segundas doses e adicionais.

Vale destacar que neste sábado a vacina BCG não estará disponível. Em Cubatão, o referido imunizante é aplicado em todos os recém-nascidos ainda na maternidade do Hospital Municipal da Cidade junto com a vacina contra Hepatite B. Além disso, somente a UBS do Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº) está habilitada para aplicar a BCG. Atende os recém-nascidos às sextas feiras das 8h às 11h, dia eleito para aplicação devido à otimização de doses e orientação detalhada às mães.

 

Saiba quais são as vacinas e doenças preveníveis com imunização durante o dia da campanha em Cubatão:

 

VACINA DTP E PENTAVALENTE

Difteria: doença respiratória aguda causada pela toxina de uma bactéria que se localiza na garganta.

Tétano: doença aguda do sistema nervoso causada por uma bactéria, adquirida através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com os esporos da bactéria que são encontrados no ambiente.

Coqueluche: doença infecciosa aguda causada por uma bactéria de rápida proliferação. Ao penetrar no organismo, essa bactéria lesa os tecidos da mucosa do aparelho respiratório.

 

VACINA CONTRA POLIO – oral (VOP) ou injetável (VIP)

Poliomielite: É uma doença causada por um enterovírus que envolve o trato gastrintestinal e o sistema nervoso.

 

VACINA TRÍPLICE VIRAL E SCRV

Sarampo: doença de transmissão respiratória, caracteriza-se por febre alta, tosse seca, coriza, vermelhidão e lacrimejamento ocular e erupção cutânea (de evolução da cabeça para o restante do corpo) que duram aproximadamente uma semana. É particularmente grave em crianças menores de 5 anos, podendo ocorrer diarreia, otite, pneumonia, encefalite, convulsões e morte.

Caxumba: doença que causa febre, dor-de-cabeça, dor muscular e edema (inchaço) da glândula parótida e dos gânglios linfáticos sub-mandibulares.

Rubéola: Caracteriza-se por febre, erupção cutânea e aumento dos gânglios do corpo durando de 2 a 3 dias.

 

VACINA CONTRA HEPATITE A

Hepatite A: é o tipo mais frequente de hepatite no Brasil. É causada por um vírus que afeta o fígado, produzindo sua inflamação e prejudicando o seu funcionamento.

 

VACINA CONTRA HEPATITE B

Hepatite B: doença grave causada pelo vírus da Hepatite B, que ataca o fígado e pode se manifestar de forma aguda ou crônica.

 

VACINA CONTRA VARICELA

Varicela: conhecida como catapora, caracteriza-se por uma erupção cutânea pápulo-vesicular associada à grande coceira, normalmente em tronco e face.

 

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA

Febre Amarela: doença febril que pode causar um funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins. Em São Paulo, o tipo circulante é o silvestre, transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

 

VACINA CONTRA HPV

HPV: infecção que causa verrugas em diversas partes do corpo, pode causar câncer de colo de útero em mulheres e verrugas nos órgãos genitais de homens. O principal meio de transmissão do HPV é através de contato sexual com pessoas infectadas.

 

VACINA CONTRA ROTAVÍRUS HUMANO G1P1

Rotavírus: gastroenterite que provoca diarreia e vômito, causada pela infecção por Rotavírus.

 

MENINGO C

Doença Meningocócica: uma infecção causada por uma bactéria que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

 

MENINGO ACWY

Meningite tipos A, C, W e Y: Inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo.

 

PNEUMO 10 VALENTE

Pneumonia: infecção que se instala nos pulmões, órgãos duplos localizados um de cada lado da caixa torácica.

DUPLA ADULTO

Indicada para prevenir o tétano e a difteria.
Tétano: uma infecção aguda e grave, causada pela toxina do bacilo tetânico (Clostridium tetani), que entra no organismo através de ferimentos ou lesões de pele e não é transmitido de um indivíduo para o outro. O tétano decorrente de acidentes se manifesta por aumento da tensão muscular geral.

Difteria: transmissível e causada por bactéria que atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. Dependendo do tamanho e de onde as placas aparecerem, a pessoa pode sentir dificuldade de respirar.

INFLUENZA

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

 

VACINAS CONTRA A COVID-19:

Adultos: Coronavac , Astrazeneca, Janssen e Pfizer.

Crianças: disponível a Pfizer Pediátrica.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito Ademário Oliveira
Vice-Prefeito Ivan Hildebrando

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais