Declaração de Transações Imobiliárias no município passam a ser feitas on-line

Tabeliães e cartorários já podem acessar o sistema

A Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) acaba de implantar o sistema Atualiza Imóvel – Cartórios para cartorários e tabeliães realizarem a transmissão da Declaração de Transações Imobiliárias (DTIM) do município. A plataforma está disponível em: https://cubatao.mitraonline.com.br/plantaonline/dtim/modulos/login/?key=FUxSlZGSkJhVG93Sm05dWJIazZNU1pJVFVRMU9tRTRZelJpTkRJNU9Ua21JVXROU1NFPQ==.

O sistema tem por objetivo a anotação cadastral de transferência de titular de imóvel. Esse registro era feito, até então, de forma física, por meio de preenchimento de formulário.

Tabeliães e oficiais de registro de cartório do município participaram de treinamento no final de agosto para acesso e uso do sistema, que será feito por login e senha, criados pela empresa desenvolvedora do software. “Isso otimizará a organização dos dados e facilitará o acesso às informações dos imóveis cadastrados no município, bem como agilizará as demandas dos oficiais de cartório, que ainda precisam vir até a prefeitura para o cadastro dos dados”, declarou o diretor de Receita Luiz Alberto Maia da Silva.

Além disso, o sistema contará em breve com uma versão exclusiva de acesso para o contribuinte, com previsão de lançamento para o próximo mês.

Quem tiver dúvidas ou precisar de mais informações, pode entrar em contato com a Divisão de Cadastro Imobiliário e Mobiliário, que fica no piso térreo do Paço Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro). Pode entrar em contato pelo telefone 3362.4000 ou pelo e-mail dcim@cubatao.sp.gov.br. O horário de atendimento é das 10h às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

Foto: Freepik