Eventos culturais celebram Afonso Schmidt

Abertura da semana teve palestra, exposição e sorteio de livros
 
Um personagem singular, que viveu o que escreveu. Assim o historiador Francisco Rodrigues Torres define o jornalista e escritor Afonso Schmidt. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (24), no evento de abertura da 44ª edição da semana promovida para enaltecer a importância da obra do também romancista e poeta nascido em Cubatão em 29 de junho de 1890.
“Considero Schimdt um dos maiores pensadores nacionais. É consistente tanto pela quantidade como pela qualidade de suas obras”, destacou Torres, em palestra na Biblioteca Municipal, onde também está a exposição Fotos e Fatos, com objetos doados pela família do homenageado.
Torres comentou que Schimdt foi um pensador que soube retratar as amarguras do ser humano de forma um tanto quanto excêntrica. A opinião do historiador foi compartilhada pelo responsável pelo arquivo histórico, João Baptista. “Este evento apresenta Schimidt para aqueles que desconhecem sua marcante e relevante existência”.
Na cerimônia de abertura, a secretária de Cultura, Vanessa Toledo, ressaltou a importância de Schmidt para Cubatão. “É um dos artistas mais importantes de nossa Cidade. Nossa intenção, com a semana, é movimentar não apenas a biblioteca, mas também outros espaços culturais do município”.
Durante o evento houve sorteio dos livros “Meu lugar no mundo” e “Anilinas”, de Celma de Souza; “Ruína de pedra de Cubatão”, de Gino Souza; e “Vamos conhecer e colorir nossa arqueologia”, de Manoel Gonzalez. As obras retratam a cidade de Cubatão.
Confira, a seguir, a programação da Semana Afonso Schmidt:
Dia 25, terça-feira, das 9 às 12 horas, manhã musical, com recital da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. E das 14 às 16 horas, a ilustradora Nice Lopes coordena a oficina de arte “Autorretratos com carimbos”, para crianças de 7 a 12 anos.
Dia 26, quarta-feira, manhã musical com a Associação Laranjeira, do bairro Pilões, das 9 às 12 horas. Já das 15 às 17 horas, ocorre bate-papo literário com escritores cubatenses. A oficina de arte “Dobradura”, com a contadora de histórias Nalva Leal, acontece das 14 às 16 horas, na sala de pesquisa.
Dia 27, quinta-feira, das 15 às 17 horas, sessão de curta-metragens e ‘teasers’ variados com o tema universo literário, sob a curadoria de Madeleine Alves. Já das 19 às 22 horas, os editores Valdir Alvarenga e Irene Estrela Bulhões lançam a edição nº 105 da Revista Mirante.
Dia 28, sexta-feira, das 8 às 12 horas, a calçada em frente à biblioteca ganhará uma banca para doação de livros, com o apoio da Editora Escala. No mesmo horário tem a exposição de textos de alunos da rede municipal de ensino elaborados com base nas obras de Afonso Schmidt. A partir das 10 horas estão programadas atividades culturais incluindo a doação de livros e sarau literário na Praça Afonso Schmidt (próximo da Rodoviária), Vila Couto.
Das 15 às 17 horas, o arquiteto Carlos Roque coordena um bate-papo sobre seus trabalhos com Urban Sketchers Santos e Rio de Janeiro, com exposição de desenhos. E das 19 às 22 horas, tem noite de autógrafos do escritor cubatense Natan Alencar. Ele lança o livro “Flores e Pedregulhos”.
Dia 30, domingo, às 20 horas, tem ensaio aberto Coletivo 302 – Espetáculo “Vila Parisi”, no Cruzeiro Quinhentista (classificação 16 horas).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais