Fundo Social de Cubatão inicia Campanha do Agasalho 2023 com nova entrega de cobertores

Com a entrega de 62 peças de roupas, além de 30 cobertores e 20 “sacochilas”, ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), o Fundo Social de Solidariedade de Cubatão iniciou nesta quinta-feira (18) a Campanha do Agasalho Cubatão Solidária, simultaneamente com a campanha paulista, lançada à noite no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Com o tema “Doe amor para quem precisa de calor”, neste ano, o foco das duas campanhas está na obtenção de mantas e cobertores novos ou em bom estado de uso.

Além de abrir a campanha com aquela entrega ao Centro Pop, o Fundo Social realizou ação nesta sexta-feira (19), no Parque Anilinas, para entrega de cobertores (e também de conjuntos de alimentos e álcool em gel) a cerca de 80 famílias cubatenses em situação de grande vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único de Benefícios Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda média familiar no chamado “limite da pobreza”.

Representando o prefeito municipal, o vice-prefeito Ivan Hildebrando e o secretário de Governo Cesar Nascimento fizeram questão de lembrar a importância da continuidade deste trabalho para as pessoas assistidas: “A campanha já foi iniciada, mas a missão não para aqui. É bom ver que quem está aqui já sai com um conjunto de alimentos e cobertores, mas cabe a nós todos, à comunidade cubatense, continuarmos esta campanha solidária para estender seus benefícios às famílias mais carentes de todos os lugares de Cubatão”, disseram.

A presidente do Fundo Social cubatense, Luciene Doldán, destacou por sua vez que o material entregue nestes dois dias resultou de eventos esportivos recentes, da contribuição de diversas empresas da região e de doações do Governo do Estado. Todas as famílias beneficiadas, além de receberem alimentos e cobertores, participaram ainda de um sorteio de mantas.

São Paulo – A campanha estadual foi aberta na noite de quinta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, com a participação do governador Tarcísio de Freitas e da primeira-dama estadual Cristiane Freitas. Como destacou o titular do governo de São Paulo, “precisamos entregar logo os cobertores e agasalhos, pois o frio está chegando rapidamente. Doar agasalhos é a maior demonstração de calor humano e empatia que podemos ter com nossos semelhantes”. O Fundo Social cubatense esteve representado pela presidente Luciene Doldán, por Mike da Silva Santos e pelo chefe do Serviço Administrativo e Financeiro, Carlos Pimentel Mendes, que na oportunidade encaminharam algumas solicitações específicas ao Fundo Social de São Paulo (FUSSP).

Na cerimônia, os dirigentes do FUSSP lembraram que o foco desta vez está em cobertores novos ou em estado de novo, entre outros itens, e a expectativa para este ano é superar os números registrados em anos anteriores. Embora a campanha seja estadual, tudo que é arrecadado num município fica nesse município, enquanto doações obtidas pelo Estado são repassadas aos municípios participantes. Foi ressaltado ainda: “O que as pessoas não devem doar são roupas velhas, rasgadas, sujas, que não temos como repassar aos necessitados, por não serem condizentes com a dignidade humana dos mais necessitados e assim ficarem inviáveis de se doar a quem precisa”.

Nos próximos dias, serão encaminhadas aos municípios as caixas de coleta das doações, permitindo estabelecer novos pontos de coleta. O primeiro, em Cubatão, fica nas instalações do Fundo Social no Parque Anilinas (final da Rua Assembleia de Deus, no Centro), podendo ser feito contato – pelo telefone (13) 3362-4700 ramal 1 e pelo endereço fundosocial@cubatao.sp.gov.br  – para doações mais volumosas que precisem ser retiradas.

Por: Carlos Pimentel /FSS
Fotos: Gerson Guimarães