Guarda Civil de Cubatão recebe armamento na manhã desta quinta-feira (29)

Objetivo é a maior segurança da população e de um trabalho efetivo com confiança

A Prefeitura de Cubatão entregou na manhã desta quinta-feira (29) as armas para a equipe da Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC). O objetivo é a maior segurança da população, do guarda e um trabalho efetivo com confiança. Como continuidade da formação, 55 guardas civis receberam o armamento do tipo pistola Taurus Th 9 milímetros semiautomáticas.

“Hoje, nós estamos entregando pistolas semiautomáticas 9 milímetros, um dos melhores armamentos disponíveis no mercado. Essa é a garantia que a nossa Guarda municipal possa ir para as ruas e estará estruturada e pronta para promover a segurança de todos nós, cidadãos e cidadãs cubatenses”, declarou o prefeito Ademário Oliveira.

“A guarda passou por um período de 90 dias de experiência reconhecendo o ambiente, conhecendo as pessoas, trabalhando a pé pelas as ruas, depois com as viaturas, tendo noção dos lugares de maior risco. Agora, nós amadurecemos a formação da Guarda entregando o armamento, com a certeza de que será um ótimo resultado.” , diz o Secretário de Segurança e Cidadania, Pedro de Sá.

Durante a solenidade, também houve instruções de defesa e ataque, e treinamento de tiro no estande para toda a equipe. “Era uma das etapas que nós estávamos aguardando. Agora a guarda está completa. Com certeza, a sensação de segurança do guarda e da população é maior, até para um trabalho com mais tranquilidade.” relata a comandante da Guarda Civil, major Edite Guirelli.

A Guarda Civil Municipal iniciou os trabalhos em 3 de setembro de 2022 com 57 guardas municipais aprovados em concurso público. A posse é o resultado de um amplo processo de estudos e capacitação dos GCMC. Desde 30 de maio, as pessoas aprovadas em concurso público participaram de diversos treinamentos junto à Guarda Civil de Guarujá por meio de cooperação técnica. Receberam aulas de Direito, instrução de tiro, cidadania. Prática operacional da guarda, Lei Maria da Penha e treinamento físico, somando 570 horas de atividades. Além das aulas teóricas e práticas, realizaram avaliações psicológicas, de extrema importância para profissões que atuam em situações de tensão.