Orquestra Cubatão Sinfonia representa a cidade no Festival de Orquestras Locomotiva, na Capital

Apresentação é dia 1º de setembro às 20h. Haverá transmissão em rede social

A Orquestra Cubatão Sinfonia, projeto de formação do Programa Cubatão Sinfonia, se apresenta na próxima quinta-feira (1º/9) no Festival de Orquestras Locomotiva, na Capital. Será a partir das 20h com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Orquestra (https://www.facebook.com/orquestracubataosinfonia) e do Projeto Locomotiva (https://www.facebook.com/projetolocomotiva) .

Convidada especial do Festival, o espetáculo será na sede do projeto, na Rua Frei Diogo Chagas, 363, na Vila União, idade de São Paulo. A Orquestra contará com regência do maestro titular André Farias e do regente-adjunto Rômulo Moreira, levando repertório centrado na Música Popular Brasileira.

O Festival é realizado Projeto Locomotiva e tem por objetivo promover o desenvolvimento musical e aprimorar a técnica dos alunos de forma lúdica, além de proporcionar o intercâmbio junto a outras orquestras. Realizado de 30/8 a 2/9, de maneira totalmente on-line, contará com a participação de 6 orquestras e as duas que mais pontuarem vão pra final. O Projeto Locomotiva é uma organização sem fins lucrativos que atende 500 crianças e adolescentes por meio do ensino gratuito da música em Santo André, Mauá e São Paulo.

Vale lembrar que a apresentação da Orquestra cubatense contará com todos os protocolos sanitários de combate à covid-19: cada artista utilizará seu próprio instrumento musical, as cadeiras e as estantes (utilizadas para acomodar as partituras) serão higienizadas antes e após o concerto. Os músicos e musicistas contarão com placas de acrílico instaladas, garantindo uma importante proteção entre as pessoas, principalmente por conta dos instrumentos de sopro.

O projeto conta com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretaria de Cultura. “A Arte transforma e é isso que a Orquestra e o Programa Cubatão Sinfonia têm feito ao longo de todos esses anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário municipal de Cultura.

A Orquestra Cubatão Sinfonia Ano IV  é uma realização da Associação de Músicos da Banda Sinfônica e conta com patrocínio da Usiminas, Petrocoque e Ecovias por meio da Lei de Incentivo da Secretaria Especial de Cultura ligada ao Ministério do Turismo. Tem apoio do Instituto Usiminas.

A Orquestra Cubatão Sinfonia – Está na 4º edição com o intuito de viabilizar o estudo da música especialmente a para pessoas inseridas em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais. A Orquestra é formada pelos instrumentos: clarinete, contrabaixo, fagote, flauta, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo. Cada participante cumpre carga horária de ensaios e apresentações, além de participar de cursos e workshops oferecidos pelo projeto e recebe uma bolsa-incentivo.

A Orquestra é um dos braços do Programa Cubatão Sinfonia que ensina música e expressão corporal a crianças e adolescentes dos bairros Cota e proximidades. Foi criada em 2016 como a oportunidade de reunir jovens que já possuem contato com a música erudita e, durante esse tempo, já realizou apresentações em diversos teatros da Região.

Fotos: Divulgação Orquestra Cubatão Sinfonia
Link para fotos: https://flic.kr/s/aHsmXgGvDg