Programa Avança Escola realiza primeiro repasse no dia 31

Iniciativa beneficia mais de 13 mil estudantes da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) informa divulgação do repasse da primeira parcela do Programa Avança Escola para o dia 31 de março. A iniciativa tem como objetivo transferir recursos de assistência financeira às unidades municipais de ensino (UMEs) para agilizar serviços de manutenção e conservação.

Por meio do programa, as Associações de Pais e Mestres (APMs) de 37 unidades escolares receberão dois repasses semestralmente. O primeiro, totalizado por R$ 829.122, acontecerá na próxima sexta-feira (31) e cerca de 13.170 estudantes serão favorecidos.

A execução foi dada pela criação da Lei 4.202/2022 e regulamentação pelo Decreto 11.794/2022. Com o repasse, fica instituída a inauguração do Programa Avança Escola no município.

Disponibilizados em conta corrente específica, os recursos representam valor anual de R$114 por aluno matriculado. Em unidades escolares de período integral, há fator multiplicativo por dois durante o repasse – isto é, R$228 por matrícula. Em 2023, o valor anual é de R$ 1.658.244.

Para calcular o valor anual total, considera-se: a multiplicação do número total de estudantes matriculados regularmente em período parcial por fator multiplicativo igual a um, a multiplicação do número total de estudantes matriculados regularmente em período integral por fator multiplicativo igual a dois e a soma do resultado obtido, multiplicado pelo valor anual de R$ 114 ou R$ 228 por estudante.

As unidades escolares beneficiadas são:

• UME Estado do Acre
  • UME Estado do Tocantins
  • UME Dr. Ulysses Guimarães
  • UME Usina Henry Borden

A próxima parcela está prevista para o mês de setembro.

Por: Redação/SECOM

Foto: Freepik