Réveillon de Cubatão com inauguração do Píer reúne mais de 50 mil pessoas

Bem recebida pelo público, celebração contou com apresentações musicais e vista privilegiada; rede social elege o evento como segundo melhor da região

Cubatão conta com mais um equipamento de lazer e turismo. O Píer do Casqueiro foi inaugurado oficialmente durante a programação especial de Réveillon. Mais de 50 mil pessoas puderam contemplar o momento histórico para o município.

O local contou com apresentações musicais no lounge do Píer e na Praça da Independência, no final da tarde de sábado (31) até a virada do ano, quando 2023 foi recebida com queima de fogos. Os artefatos, vale ainda ressaltar, foram apenas de efeito visual, sem estampidos, conforme a Lei Municipal 4.032, de 10 setembro de 2019.

Além disso, o evento não registrou nenhuma ocorrência, segundo o comando da Polícia Militar, que esteve presente com grande efetivo, bem como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu e o apoio da Guarda Civil Municipal, que teve papel importante no seu primeiro evento de grande porte.

“Cubatão foi a segunda maior queima de fogos da região e a mais elogiada pelas redes sociais. É uma imensa alegria poder iniciar mais um ano com essa conquista e proporcionar um ótimo evento e mais um equipamento de lazer aos nossos munícipes. Nossa cidade merece e será valorizada”, comemorou o prefeito Ademário Oliveira.

O Píer faz parte do projeto ‘Novo Casqueiro’ e aparece no formato de uma onda gigante paralela à Avenida Beira-Mar, avançando 70 metros sobre o leito do Rio Casqueiro, na altura do Cantinho dos Aposentados, “flutuando” sobre as águas por cerca de 240 metros até se conectar novamente ao novo calçadão da orla, junto ao 2º Distrito Policial. Para isso foram instaladas 160 estacas, 32 metálicas e as demais em concreto protegido contra a ação do tempo. O local fica aberto por 24 horas, de onde também poderá se contemplar o pôr do sol.

Com largura média de 5 metros, a passarela conta com piso pré-moldado de 25 centímetros de espessura, revestimento especial para não absorver o calor e tornar o espaço mais agradável. Com floreiras, pergolados e “árvores” para captação de energia solar, o Píer foi projetado para oferecer conforto aos pescadores, mas também poderá ser utilizado por embarcações.

Além do viés turístico e de lazer, a obra tem garantido geração e manutenção de postos de emprego com a contratação de pelo menos 40 funcionários, mão de obra especializada, sendo que os trabalhos não pararam mesmo durante a pandemia.  O Píer do Jardim Casqueiro também receberá base móvel da Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) para reforçar a atuação da equipe no município.

O prefeito Ademário também informou que serão realizadas outras reformas na região da Avenida Beira-Mar para revitalização do local. “O Píer está na 1° fase das obras e na sequência iniciaremos a reforma de todo o parque linear, instalando equipamentos públicos e uma completa revitalização da Praça Independência. Teremos chafariz interativo, vai ficar lindo”, celebrou o prefeito.