Secretaria de Assistência Social lança projeto de práticas integrativas

Programa “Quem ama cuida”tem objetivo de proporcionar auxilio terapêutico e motivacional aos profissionais da Semas

A partir desta terça-feira (11), servidores dos departamentos inseridos na Secretaria Municipal de Assistência Social de Cubatão poderão ter acesso gratuito a práticas integrativas da saúde. O programa “Quem ama cuida” tem o objetivo de auxiliar os profissionais que atendem diariamente a população da cidade. O lançamento oficial aconteceu no Cras Rubens Lara, Parque São Luís, com a presença do secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro (Zumbi) e do prefeito, Ademário Oliveira.

As práticas integrativas complementares são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. “O programa tem o propósito de trazer vida, de relembrar como ela deve ser vivida com leveza e alegria. É preciso cuidar da saúde dos trabalhadores para cuidar da população”, afirmou o secretário.

De acordo com uma das representantes do projeto, Vanessa Fernandes, o projeto tem o intuito de prevenir situações de estresse, diminuir a ansiedade, como também, promover a integração no trabalho. Ela certifica que proporcionar um tratamento contínuo para a saúde mental individual de cada profissional do SUAS, garante um melhor atendimento à população.

Por sua vez, o prefeito Ademário Oliveira pontuou a importância da realização dessas atividades entre os assistentes sociais, pois eles terão auxilio terapêutico e motivacional para produzir um trabalho cada vez mais aprimorado com a população de Cubatão.

Os assistentes sociais do município terão acesso gratuito às seguintes atividades: imposição de mãos/reiki; yoga; meditação e dança circular. Durante o evento, os servidores presentes já puderam realizar uma das atividades disponíveis, com orientação do professor Edmir Amanajas.

Para participar das próximas atividades, é necessário enviar uma solicitação via e-mail: saudedotrabalhadorsemas@gmail.com.

Fotos: Secom