Secretaria de Habitação orientará famílias da Vila Noel sobre como se adaptar a novas moradias

Reunião nesta quinta-feira (3 )transmitirá  informações sobre projeto de ações sociais que a Prefeitura desenvolverá junto com o Rotary do Jardim Casqueiro

Técnicos da Secretaria Municipal de Habitação estarão reunidos nesta quinta-feira (3) com moradores da Vila Noel para explicar-lhes as ações sociais que serão desenvolvidas no núcleo, em parceria com o Rotary Clube do Jardim Casqueiro. Essas ações servirão para orientar a comunidade sobre as novas condições de vida que passarão a ter quando forem transferidos para o conjunto habitacional construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado (CDHU), no centro da cidade . A parceria com o Rotary foi firmada no dia 19 de setembro. A reunião desta quinta-feira será realizada a partir das 9h30  na sede da Associação de Moradores.
A Vila Noel está situada em área considerada de risco. Por isso, as 180 famílias que ali residem serão remanejadas para um conjunto de apartamentos construído em área perto do Centro Social Urbano (CSU), no Jardim Costa e Silva. Nos projetos de transferências de moradores, a CDHU realiza ações sociais de adaptação que têm início seis meses antes das mudanças e terminam seis meses depois. A Prefeitura, em parceria com o Rotary Clube, ampliará os prazos e a abrangência dessas ações.
Segundo a secretária municipal de Habitação, Andréa Castro, haverá uma variedade maior de atividades além da simples adaptação das famílias às novas moradias. Foram organizados diversos cursos voltados principalmente para o núcleo familiar. Entre eles: família dos novos tempos, com enfoque no combate à violência doméstica, urbana e enfrentamento de preconceitos; família e escola;  prevenção ao alcoolismo; educação ambiental; educação patrimonial (para melhor uso do espaço construído) ; noções de Direito Civil; educação financeira e orçamento familiar.
Foram incluídas questões relacionadas à geração de renda consideradas importantes, principalmente neste período de crise de desemprego no país. Assim, haverá cursos de empreendedorismo destinados a estimular e orientar os moradores quanto à criação e gestão de empresas.
O trabalho de organização e adaptação das famílias ao novo núcleo residencial será intensificado, sendo focado na mobilização e organização da comunidade. Os moradores serão orientados sobre como formar a associação comunitária e como administrar os condomínios.