Secult realizará V Semana Municipal do Artesanato com oficinas, palestras e feira criativa

Programação, voltada aos profissionais da área, ocorre de 15 a 18 de março na Estação das Artes

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura – Departamento de Políticas Públicas para Diversidade Cultural, promove a V Semana do Artesanato Cubatense. O evento, bastante esperado pelos profissionais da área, ocorrerá de 15 a 18 de março e contará com palestra, oficinas e Feira Criativa.

A abertura do evento, dia 15, contará com palestra motivacional ministrada pelo professor José Ramirez, entrega das autorizações para os artesãos que participarão da feira e apresentação cultural, a partir das 14 horas, no anfiteatro da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro). Nesse dia, haverá ainda orientação para quem deseja obter a carteirinha da Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo), conferindo reconhecimento profissional para artesãos em nível estadual e federal. Entre os vários benefícios, encontra-se a liberação para que os artistas participem, por todo o país, de feiras específicas do tema.

Para participar das atividades voltadas a capacitação (oficinas de artesanato), interessados devem se inscrever de 3 a 11 de março, pelo link https://forms.gle/SSc5pP7Pew5Vk3yJ7 ou presencialmente na Estação das Artes Av. Nove de Abril, 2800, Vila Nova – das 9h às 12h e 14h às 16h. As oficinas de artesanato ocorrerão nos dias 16 e 17 de março. Confira a programação das oficinas:

16/03 – quarta-feira

das 9h às 11h

• abajur com material reciclável com a oficineira Paloma Santos
  • ponto russo com a oficineira Derenice Ramalho

das 14h às 16h

• pintura em tecido com a oficineira Fabiana Aureliano de Matos
  • fuxico com a oficineira Maria Lenira de Paula

17/03 – quinta-feira – das 14 às 16h

• bordado em ponto cruz com a oficineira Maria da Cruz
  • crochê para iniciantes com a oficineira Marinalva Cruz do Carmo
  • oficina de gastronomia com Vanessa Souza

Fechando a programação, no dia 18, o Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro) receberá a Feira Criativa, com artesanatos diversos e gastronomia artesanal, das 9h às 16h. “A programação visa promover a valorização profissional e motivar os participantes a seguirem com seus projetos. Entendemos que os anos anteriores foram muito difíceis para se manterem diante de uma pandemia, mas que aos pouco tudo se torna possível novamente com todos os cuidados que temos que seguir”, enfatizou a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Diversidade Cultural Liliete Portes Ramalho. “Cabe a nós, como poder público, incentivar o crescimento deste setor criativo que tem grande valia para a economia de Cubatão”, completou.

Foto: Arquivo Secom