Campanha Metropolitana do Agasalho termina (mas em Cubatão ainda prossegue)

Município já superou em 35% a marca de 2018

Com o total de 430.064 peças arrecadadas, superando as 404 mil peças reunidas no ano passado), foi oficialmente encerrada com ato comemorativo em Mongaguá, na manhã desta quarta-feira (7) a 14ª Campanha Metropolitana do Agasalho. Cubatão, como alguns dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), prossegue ainda por mais alguns dias com as atividades, para coletar e distribuir roupas, agasalhos e cobertas às famílias mais carentes da Cidade, tendo contabilizado até agora 20,034 peças (35% mais que as 14.821 somadas na campanha de 2018).
Realizado no Clube da Melhor Idade de Mongaguá, o encontro, com a participação de representantes dos nove municípios da RMBS e da técnica Elizabeth Falcão, representando o Fundo Social do Estado de São Paulo, foi aberto pelo prefeito da cidade anfitriã, Márcio Melo Gomes, destacando a importância da campanha, “que é um marco da região e exemplo de trabalho metropolitano, de união bem sucedida”. Ao parabenizar os municípios desta Região Metropolitana, lembrou que “quando se tem união, propósito e trabalho, o sucesso aparece, e o desafio agora é nos unirmos cada vez mais, para enfrentarmos nossos problemas comuns”.
A titular do Fundo Social de Solidariedade de Mongaguá, Mônica Melo Gomes da Costa, falou de sua nova experiência nesse trabalho metropolitano, e de como a união das nove cidades foi importante para a obtenção dos resultados desejados: “Todos se movimentando com o mesmo objetivo, para que as famílias carentes pudessem ter um inverno mais quente”. Citou ainda como esse entusiasmo contagiou a comunidade regional: “Foi grande o número de pessoas que desejavam instalar as caixas de coleta da Campanha do Agasalho, compreendendo ser este um trabalho sério”.
Por sua vez, a titular do Fundo Social de Praia Grande, Maria Del Carmen Padin Mourão (Maruca) foi convidada a falar, com o lembrete de que ela participa desde a primeira campanha metropolitana, 14 anos atrás. Contou que foram experimentadas várias modalidades de trabalho ao longo dos anos, como uma carreata metropolitana para a coleta dos agasalhos, até se chegar ao modelo do Bazar Metropolitano, que neste ano se realizou em fins de junho na cidade de Santos.
E foi a presidente do Fundo Social santista, Maria Ignez Pereira Barbosa, quem apresentou os números finais da campanha, entre eles o resultado daquele Bazar – que arrecadou o valor correspondente a 1.666 mantas, distribuídas igualmente entre os nove municípios. Como lembrou, a inspiração para o Bazar foi a constatação de que mantas e cobertores tendem a ser menos doados, pois são peças reutilizadas por vários anos, e o objetivo foi assim cobrir essa lacuna com a possibilidade de aquisição conjunta dessas cobertas.
O encontro e a campanha metropolitana foram formalmente encerrados em seguida, com a entrega aos representantes dos Fundos Sociais de um mimo com o símbolo de Mongaguá, a imagem da padroeira da cidade, e uma apresentação especial do Grupo Artístico da Melhor Idade de Mongaguá.
Cubatão – O Fundo Social cubatense – cuja presidente, Adeíza Monteiro Oliveira, foi representada no evento pelo jornalista Carlos Pimentel Mendes – continua com a campanha local por mais alguns dias, para recepcionar várias doações já previstas de empresas comerciais e industriais e completar o recolhimento das 61 caixas de coleta espalhadas pela Cidade, além de dar continuidade às entregas de agasalhos, que já ocorreram em lugares como Água Fria, Morro do Índio, Vila dos Pescadores e Pilões, bem como para as famílias encaminhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) do Município.
O Fundo Social vem atendendo pelo telefone provisório 3372-5949 e pelos endereços de correio eletrônico fundosocialcbt@gmail.com e fundosocial@cubatao.sp.gov.br.
 
Imagens: Divulgação FSS
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Prefeitura Municipal de Cubatão - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais