Cubatão Sinfonia completa 15 anos de atividades neste 2 de fevereiro


Projeto sociocultural já formou cerca de dois mil alunos e tornou-se referência na Baixada Santista

O Programa Cubatão Sinfonia completa 15 anos neste 2 de fevereiro. É uma história de sucesso: de um início tímido na Capela São Pedro, na Cota 200, a um projeto sociocultural realizado junto a dois mil alunos em pelo menos quatro espaços situados em diferentes bairros de Cubatão. O que se comemora é a longevidade de um projeto que ensina arte e cidadania a crianças e adolescentes e o reconhecimento regional como um polo de formação artística e cidadania.

Foram atendidos 3.000 alunos em todos esses anos de atividades. Muitos chegaram a seguir a carreira artística, mas Leandro Sampaio, um dos coordenadores do Programa, destaca que o objetivo é ainda maior, o de formar cidadãos: “Sabemos do poder transformador da arte e usamos isso para mostrar um novo caminho a essas crianças e adolescentes. Estamos essencialmente presentes em áreas de vulnerabilidade social, oferecendo aulas de música, dança e musicalização infantil no contraturno escolar e apontando um caminho diferente, lúdico e positivo”.

Atualmente, o projeto atende quase 300 estudantes de 6 a 18 anos em quatro polos artísticos: na sede do Cubatão Sinfonia, na Cota 200, e nos núcleos escolares no Colégio Afonso Schmidt (Centro), Parque dos Sonhos (Bolsão Nove) e Centro Comunitário da Vila Natal (Vila Natal). Nesses locais, transformou-se em ‘Cubatão Sinfonia na Escola’.

As atividades são totalmente gratuitas. O programa oferece o espaço, os instrumentos musicais e a expertise dos professores, todos formados e arte-educadores. Ano passado, gerou 138 empregos diretos e indiretos com as ações socioculturais.

O programa oferece aulas de musicalização infantil, violão, violino, trompete, saxofone, clarinete, flauta, percussão, bateria, coral, dança e expressão corporal. Além disso, conta com atendimento de assistente social e psicóloga, pensando a formação do aluno de maneira integral.

Com o passar dos anos, o Programa acoplou diversos eventos paralelos sempre pensando na formação e qualificação. Como os Festivais ‘Música na Serra’ e ‘Música e Formação’ que compreendem uma semana de apresentações, oficinas com artistas e grupos renomados, audições dos alunos, masterclasses.

Até mesmo as mães dos alunos que antes aguardavam seus rebentos até o término das aulas, ganharam um projetinho só pra elas: ‘Mães do Sinfonia’ em que participam de aulas de pilates e expressão corporal durante o período em que as crianças estão aprendendo música ou dança. Esta atividade, por enquanto é desenvolvida na sede.

O Programa não paralisou as atividades nem mesmo durante a pandemia. As aulas aconteceram de maneira remota e o Programa conseguiu manter a assiduidade dos alunos, recebendo inclusive novas inscrições, especialmente ex-alunos do projeto e de pessoas em geral, fortalecendo ainda mais os laços do projeto com as comunidades em que está presente.

A história do Cubatão Sinfonia – Teve início em 2007 quando a Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão (AMBSC) criou um projeto de formação musical para atender crianças de áreas de vulnerabilidade social. O local escolhido foi a Cota 200, a Capela São Pedro, que recebia alunos dali e de outros bairros próximos como as Cotas 95 e 400, Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril.

“Iniciamos com poucos alunos e aulas de violão, sopros, percussão. Na verdade, nós agarramos a oportunidade porque queríamos fazer a diferença naquela região. Acho que deu certo (risos)”, afirma Éder Crispim, também coordenador do Cubatão Sinfonia, músico, e que acompanha o programa desde o comecinho. As aulas se resumiam ao ensino de música, instrumentos de corda, sopro e percussão, teoria e prática. A dança foi incluída, assim como as aulas de musicalização infantil.

Tantas histórias e tantos anos de ações socioculturais renderam vários prêmios ao Cubatão Sinfonia. Em 2012, Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Em 2020, mesmo com todas as dificuldades por conta da pandemia, o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Ação Cultural e Entretenimento. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista.

E em 2022, o Cubatão Sinfonia também foi vencedor do Prêmio Comunidade em Ação, do Jornal A Tribuna, na categoria Voto Popular. Nesta expressiva vitória, o projeto recebeu 29 mil dos 31 mil votos computados.

Ao longo desta década e meia, a Prefeitura de Cubatão, via Secretarias de Cultura e Comunicação Social, desempenhou papel fundamental, apoiando a iniciativa desde o início. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais em locais que necessitam desse olhar diferenciado. E é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo desse tempo”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.

Os patrocinadores também foram alicerces que tornaram possível esse sonho artístico. Foi por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) que o programa manteve as atividades alinhadas. Em 2023, o Cubatão Sinfonia conta com patrocínio da UNIGEL e CMOC, esta última grande parceira, alimentando financeiramente as atividades por quase 10 anos. As outras empresas que contribuíram para a realização das atividades foram a Usiminas, Petrocoque e Bequisa.

 

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Link para fotos – https://flic.kr/s/aHsmGLDnko

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

© Copyright Município de Cubatão - CNPJ 47.492.806/0001-08 - 2021. Todos os direitos reservados - DSJ Soluções Digitais