Campanha leva mais de 10 mil pessoas às salas de vacina
Desde 12 de abril, data de início da campanha, até 9 de junho, 13.053 pessoas foram vacinadas contra Influenza em Cubatão, conforme o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE). Esse número revela um crescimento de 24,80% em relação aos números do levantamento anterior (27/5), o que representa uma média de 370 doses aplicadas por dia. A cidade está desde 9 de junho na terceira e última etapa da campanha, imunizando até 9 de julho pessoas com comorbidades, portadores de deficiências permanentes, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo.
A vacinação é realizada nas 14 unidades de Saúde com salas de vacina (confira abaixo), das 8h30 às 16 horas, e em quatro postos volantes. Os públicos de etapas anteriores seguem sendo vacinados. São eles pessoas a partir de 60 anos de idade, professores, crianças de 6 meses até 5 anos de idade, gestantes, puérperas e profissionais de Saúde.
Como a vacinação ocorre simultaneamente ao Plano Estadual de Imunização contra a covid-19, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) orienta que a prioridade seja a imunização contra covid-19, com a aplicação da vacina contra influenza sendo agendada para um período posterior a 15 dias, sem risco de perder a imunização.
CONFIRA OS NÚMEROS
De acordo com o levantamento do dia 9, o primeiro da terceira etapa, foram vacinados contra Influenza 160 pessoas com comorbidades, uma pessoa com deficiência permanente, seis caminhoneiros, sete trabalhadores do transporte público e dois integrantes de forças de Segurança.
Da segunda etapa, foram imunizados 5.760 pessoas a partir de 60 anos e 217 professores. Entre a população-alvo da primeira etapa, fora vacinadas 1.580 crianças de 6 meses a 2 anos (70,7% da meta), 2.410 crianças de 2 a 4 anos (40,6%), 735 crianças de 5 anos (37,4%), 611 gestantes (59%), 111 puérperas (60%) e 1.397 trabalhadores da Saúde (37%).
A VACINA
A vacina contra Influenza não causa gripe nem eventos adversos graves e tem como principal benefício a prevenção de complicações como pneumonia e internação hospitalar. A vacina não deve ser aplicada em pessoas em quadros febris e causa efeitos colaterais leves em até 10% das pessoas vacinadas, entre os quais febre, dor local e dor no corpo com duração de até dois dias. A vacina contra Influenza é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores ou que sejam alérgicas a ovo ou qualquer outro componente da vacina. Não há contraindicação para pacientes imunodepressivos.
Salas de vacina – Confira os endereços das salas de vacina:
UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);
USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);
UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);
UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);
(USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);
UBS Vila Nova (Rua São João, 185);
USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);
USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);
USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);
USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);
USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);
USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);
USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);
USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).
Posto volante
Nas unidades CSU e Água Fria a vacinação é realizada às quartas-feiras, das 9 às 15 horas. Nas quintas-feiras, no mesmo horário, é a vez das unidades Caic/Vila Esperança e Vila Natal.