Desde a última quinta-feira (4) a Companhia Municipal de Trânsito (CMT) em conjunto com os policiais militares da Operação Delegada, das secretarias municipais de Segurança e Cidadania, Finanças e Meio Ambiente, está intensificando a fiscalização da circulação e estacionamento de caminhões acima de dois eixos na zona urbana de Cubatão. Até a próxima segunda-feira (8) os agentes de trânsito têm a incumbência de orientar os motoristas. Após essa data, serão aplicadas multas e apreensão dos veículos, de acordo com a legislação vigente.
Coordenador da operação que tem por objetivo impedir o tráfego de veículos pesados no perímetro urbano do município, o superintendente da CMT, Jeferson da Silva, quer garantir o respeito à legislação (Decreto Municipal 10.021\2013 e Lei 2978\2005) e, ao mesmo tempo, orientar durante cinco dias (de 4 a 8 de novembro) os motoristas sobre as sanções previstas. “É um prazo suficiente para que os motoristas se adequem e busquem alterativas de rotas e estacionamento dos veículos”, explica.
Exceções – De acordo com a lei, ficam excluídos da proibição os caminhões que transportem combustível para abastecer os postos, produtos para a rede hospitalar e GLP para consumo local. Esses veículos devem preencher os requisitos exigidos pelo Decreto Federal 96.044\1988 que serão inspecionados pela CMT.