A Secretaria de Cultura realizou a 9ª Conferência Municipal de Cultura com debate de ideias e escolha dos representantes da nova formação do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) para o biênio 2023-2024. A troca de experiências e eleição aconteceram no último fim de semana, dia 8, e contaram com a participação de pelo menos 85 pessoas.
Na abertura da Conferência teve palestra com o tema ‘Cultura e Economia Criativa: a importância das políticas culturais no pós-pandemia’ e foi apresentada por Ivan Montanari, mestre em Gestão de Políticas Culturais. A abordagem foi sobre organização, planejamento, participação social e demais práticas locais que podem ser tomadas para o desenvolvimento de ações que permitam a retomada da cultura ao seu lugar de centralidade. A Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, de 2020, e a publicação recente das novas leis de amparo da classe artística, como Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2, também foram discutidas.
Os participantes da Conferência se inscreveram por segmento cultural e puderam sugerir propostas a serem implementadas pela Secretaria de Cultura. O incentivo às atividades de formação cultural, realização de apresentações, exposições culturais e lançamento de editais públicos de fomento às artes foram algumas das ideias apresentadas pelos participantes.
“A Conferência Municipal de Cultural é o amplo espaço para discussões, troca de experiências e ideias junto aos trabalhadores da Cultura. Foi extremamente positivo esse encontro”, avalia Zeca Rodrigues, secretário de Cultura de Cubatão.
Nova formação do CMPC – Também houve a escolha dos novos membros que vão compor a gestão 2023-2024 do Conselho Municipal de Política Cultural. Foram eleitos os seguintes representantes da classe artística:
Artes Visuais – Jefferson Tadeu de Lima (titular) e Valéria Bispo de Santana (suplente);
Audiovisual – Douglas Gadelha Sá (titular) e Isabella de Jesus Martins (suplente);
Circo – Lucas Pereira de Jesus (titular) e vacância na suplência;
Cultura Popular – Aloísio Souza Castro Junior (titular) e Isabela Alves Duarte da Silva (suplente);
Dança: Eli Jordão (titular) e Larissa Vidal Santos Cruz e Silva (suplente);
Literatura: Letícia Souza Villarino Cascardi (titular) e vacância na suplência;
Música: Maysa de Oliveira Juvino (titular) e José Carlos Santos (suplente);
Teatro: Alisse Araújo Ribeiro (titular) e Allana Santos Souza da Silva (suplente);
Os suplentes de Circo e Literatura deverão ser eleitos na primeira reunião do conselho, por meio de chamamento público elaborado pela Secretaria de Cultura. A representação do poder público ainda está sendo definida pelas Secretarias Municipais de Cultura, Comunicação, Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Planejamento, Assuntos Jurídicos e Finanças para que a posse seja feita de forma conjunta, nos próximos dias, tão logo seja editado o decreto de nomeação.
O Conselho Municipal de Política Cultural de Cubatão é um órgão coletivo, com a participação do poder público e da sociedade civil, que colabora na elaboração e fiscalização da política cultural do Governo Municipal. O mandato dos conselheiros é de dois anos.
Fotos: Divulgação PMC