A Defesa Civil Municipal em conjunto com a Prefeitura Municipal e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), realizará no próximo dia 18 de novembro a oficina “Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de risco de desastres”, projeto intitulado Com-VidAção. Encontro acontece na Escola Estadual Professora Maria Helena Duarte Caetano (Rua Onze, s/nº, Cota 200) das 9h às 12h.
Evento tem como objetivo reunir moradores da localidade e discutir sobre ações de percepção e prevenção de desastres, além de esclarecer dúvidas. A dinâmica da oficina contará com a participação de pessoas que se unam para refletir sobre prevenção de deslizamentos, buscando identificar a situação ideal.
O projeto também tem ligação com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) que envolve ações de monitoramento dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais, visando a evitar ocorrência de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
Às vésperas do início de mais um PPDC, a oficina de Com-VidAção é mais uma oportunidade de envolvimento da população suscetível a desastres relacionados a deslizamento no sentido de sua autoproteção e da proteção de sua comunidade.
Cristina Candido, coordenadora da Defesa Civil de Cubatão, enfatiza o envolvimento dos munícipes: “A participação da comunidade neste evento é uma grande oportunidade para que os moradores, além de compreenderem melhor os riscos de desastres presentes no bairro, também saibam quais são as ações de prevenção para reduzir a ocorrência desses acidentes e diminuir os danos, garantindo assim a autoproteção de todos”.
Cemaden – Há mais de dois anos, o projeto desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) faz parte do Programa Ciência na Escola, destinado ao aprimoramento do ensino de ciências na educação, com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC), com recursos do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (Capes).
Já a Comissão de Prevenção de Desastres e Proteção da Vida (Com-VidAção), é um grupo de pessoas motivadas em pesquisar e mitigar os riscos socioambientais do lugar onde vivem, por meio de ações de pesquisa e intervenção.
Após mais de dois anos do projeto “Prevenção de deslizamentos se aprende na escola: ciência cidadã em redução de riscos de desastres”, o último encontro proposto prevê reunir moradores do Bairro Cota 200 (Cubatão) e da Vila Progresso (Santos) para abordar sobre o tema de prevenção de deslizamentos, uma vez que os municípios têm áreas de risco com histórico de deslizamentos.
Foto: Arquivo PMC