Professores de Cubatão podem participar nesta terça-feira (13) de uma oficina formativa que une música e educação. Intitulada “Partitura musical, você entende?”, a ideia do workshop é explicar sobre a utilização desse material musical para desenvolvimento infantil e educação musical. Realizada pelo professor, arte-educador e músico Germano Blume, a ação vai ensinar sobre a criação de partituras, inicialmente por meio de figuras e depois com o uso de notas musicais.
A oficina acontece a partir das 9h na Sede de Musicalização (Rua Pedro de Toledo, 114, Vila Paulista) e é gratuita. Ainda há vagas e interessados devem se inscrever enviando um e-mail pelo programacubataosinfonia@gmail.com .
Este sonho sociocultural é patrocinado pela Bequisa, Petrocoque e Usiminas via lei de incentivo à Cultura por meio da da Secretaria Especial da Cultura ligada ao do Ministério do Turismo, Conta com apoio do Instituto Usiminas.
A Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Cultura, também apoia o Programa Cubatão Sinfonia. “É um projeto de formação que oferece atividades socioculturais justamente em áreas de vulnerabilidade. A arte transforma e é isso que o Cubatão Sinfonia tem feito ao longo destes 14 anos”, comenta Zeca Rodrigues, secretário de Cultura.
Mais sobre o Programa Cubatão Sinfonia – Completa 14 anos de atividades ininterruptas em 2022. Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, oferece aulas gratuitas de música, musicalização infantil, canto coral e dança/expressão corporal.
Desde de 2007 o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes residentes nas Cotas e outros bairros próximos, tirando-os da ociosidade no contraturno escolar. A ideia é oferecer atividades artístico-culturais a jovens de áreas de vulnerabilidade social. Atualmente são quase 200 estudantes cadastrados na sede que funciona na Cota 200 e também nos braços do Programa que atua em escolas estaduais no Jardim Real (Bolsão Nove) e no Centro.
Em 2012 o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre 2.922 projetos de todo o país, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. Em 2020, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, manteve as atividades de maneira virtual e o projeto foi contemplado com 1º lugar no Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A Tribuna na categoria “Ação Cultural e Entretenimento”. O Prêmio reuniu iniciativas de toda a Baixada Santista. Este ano, 2022, outro braço do Programa, o projeto ‘Cubatão Sinfonia na Escola’ recebeu o Prêmio Comunidade em Ação do Jornal A tribuna na categoria voto popular, recebendo 29 mil dos 31 mil acessos de votantes.
Foto: Freepik