Estudantes da Escola Estadual Professor Waldomiro Mariani, no Bolsão Nove, foram recebidos no Parque Ecológico Cotia-Pará para participarem do Projeto Hortas Comunitárias. Organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), a atividade é parte de um ‘estudo do meio’, proporcionando aos estudantes uma prática e enriquecedora experiência sobre plantio e cultivo de alimentos e ocorreu na última sexta-feira (23).
Acompanhados pela professora Marise Reis, os alunos vivenciaram todo o processo envolvido na manutenção de uma horta no local – que fica No Cotia-Pará, à margem da Rodovia Anchieta, na altura do km 57. Informações foram desde o preparo do solo, incluindo limpeza e nivelamento do terreno, até o cuidado diário das plantas.
A diretora de Educação Ambiental, Patrícia Barbosa, ressaltou a importância desse contato com a natureza e a relevância das questões ambientais para a formação dos jovens. “A presença de uma horta comunitária traz benefícios significativos porque garante às famílias uma alimentação mais saudável, promovendo lazer, hábitos benignos, melhor qualidade de vida e geração de renda”.
O projeto é um exemplo de iniciativa que une educação ambiental, segurança alimentar e desenvolvimento comunitário. Por meio
do conhecimento adquirido e das práticas vivenciadas, os alunos podem se tornar agentes de mudança em suas próprias comunidades, incentivando a adoção de práticas sustentáveis e a valorização do meio ambiente.
Por: Renan da Paz/Estagiário Secom
Fotos: Divulgação PMC