Agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Cubatão estão percorrendo bairros da cidade em busca de focos do mosquito transmissor da dengue e chikungunya e conversando com a população para ficar atenta a objetos e locais que possam acumular água e favorecer a proliferação de larvas.
A ação teve início na última sexta (23), quando a equipe esteve nas ruas da Vila Elizabeth e Jardim Costa e Silva. Foram 484 residências visitadas. De acordo com Rilson Melo, diretor de Vigilância à Saúde, desse total, os agentes encontraram larvas do mosquito da dengue em 4 locais, amostras essas coletadas pela equipe. Durante as visitas, verificou-se que os locais mais propensos ao acúmulo de água limpa foram ralos e lonas de cobertura. De acordo com o diretor, além das atividades de rotina diária de combate ao mosquito, as equipes farão toda sexta-feira varreduras em bairros da cidade com a equipe de endemias completa. Vale destacar que os agentes estão sempre uniformizados e identificados.
A medida teve início após a criação do Grupo Técnico de Combate à Dengue, instituído pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (21). O objetivo do grupo é traçar as estratégias do município frente ao cenário nacional de epidemia, inclusive com ações de testagem e ampliação do atendimento. Até 22 de fevereiro, foram confirmados 7 casos de dengue no município.
Por: Secom Cubatão
Fotos: Thiego Barbosa/Secom