O auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Emprego (Semed) de Cubatão foi palco de integração seguida de capacitação aos cerca de 80 novos colaboradores que irão atuar no SAMU, Pronto-Socorro Central e Pronto-Socorro Infantil ligados à Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais foram divididos em duas turmas nesta semana (12) e (13), para receberem as boas-vindas, orientações sobre as obrigações da função dentro da política de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que eles vão lidar com atendimento à população.
Nos dois dias, o secretário-adjunto de Saúde Márcio Oliveira, o titular da Semed Gilvan Guimarães, além da diretora de Gestão de Pessoas da empresa do Instituto Alpha, responsável pela contratação, Márcia Papa Garcia, capacitaram os trabalhadores que vão atuar como técnicos de enfermagem, enfermeiros e técnicos administrativos.
As turmas passaram por dinâmicas de grupo e assistiram palestras interativas com profissionais especialistas na área de desenvolvimento de carreira. No primeiro período do dia, o tema abordado foi “Autoconhecimento, Inteligência Emocional e Comunicação Assertiva”, ministrado por Alex Silva. À tarde, a tarefa ficou por conta do palestrante Alexandre Camilo, diretor teatral, escritor e instrutor programação Neurolinguística. Neste caso, o tema foi “Workshop: a hora e a vez de integrar – experiência e aprendizado com pessoas e processos”.
Como os próprios nomes já diziam, em ambas palestras, o foco principal nas abordagens era sobre o autoconhecimento, o comportamento, o propósito e a inteligência emocional na tomada de decisões e no atendimento ao público usuário do SUS, sempre levando em consideração a empatia e o atendimento humanizado.
“Além de saber conviver com as diferenças, deixar legados, as pessoas têm de acreditar que ocupam um lugar no mundo”, foi exemplo de trecho da explanação de Alex Silva, lembrando de que elas estarão no serviço com o propósito de cuidar de pessoas e salvar vidas, denotando que a atuação passa pelo “olhar para o que faz sempre com um olhar humano”. Também comentou que estatísticas mostram que 9 em cada 10 profissionais contratados são dispensados pela questão comportamental e que isso cada vez mais tem se tornado realidade nas empresas.
No segundo treinamento, o palestrante surpreendeu ao receber os participantes na porta do auditório vestido de piloto, como se estivesse no aeroporto para embarque, um convite a um voo para se que se sentissem seguros. “Às vezes, as pessoas não sabem até onde pode ir o voo e desistem de voar ou de sonhar. Tudo isso para dizer sobre a persistência em lutar por algo, preparando-se para isso, não desistindo nas primeiras tentativas infrutíferas. Mas afirmo que nada é impossível para quem acredita e luta pelos seus sonhos”, resumiu Alexandre.
Por: Secom Cubatão
Foto: Vitória Lopes/Secom