Até 21 de março, o Serviço de Vigilância Epidemiológica (SVE) de Cubatão registra 23 confirmados de dengue, mesmo número do boletim anterior, do dia 19. O boletim registra ainda 224 casos descartados, 179 notificações em investigação e 15 resultados inconclusivos. Há um óbito em investigação desde o dia 18 e três outros óbitos foram descartados para dengue. Entre os confirmados, 6 ocorreram na Vila Esperança, 4 no Jardim Casqueiro, 3 na Vila Natal, 2 na Vila dos Pescadores e 2 na Vila São José, além de casos no Centro, Fabril, Ilha Caraguatá, Jardim Santa Tereza, Vila Couto e Vila Paulista (1 em cada). Em relação à chikungunya são 1 caso confirmado, 21 descartados e 37 notificações em investigação. Sobre zika vírus, não há notificações. Os números são atualizados às terças e quintas-feiras.
MUTIRÃO – A Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira (22) no Pilões um mutirão de casa em casa contra a dengue e arboviroses. A atividade é coordenada pelo Departamento de Vigilância à Saúde e está programada para ocorrer das 9 às 12 horas.
Durante o mutirão, os agentes de endemias buscam criadouros e orientam a população sobre a eliminação de focos e o aparecimento de sintomas da dengue.
GRUPO TÉCNICO – O Grupo Técnico de Combate à Dengue foi instituído pela Secretaria de Saúde de em 21 de fevereiro com o objetivo de traçar as estratégias do município frente ao cenário nacional de epidemia e o estado de emergência decretado pelo governo de São Paulo no dia 5/3 após o Estado ter ultrapassado a marca de 300 casos confirmados da doença para cada grupo de 100 mil habitantes. Com os 23 casos confirmados até o momento, Cubatão registra 20,4 casos por 100 mil habitantes (população de 112.476 pessoas — IBGE, 2022).
Por: Secom Cubatão