...

Eventos culturais celebram Afonso Schmidt

  • 3 min de leitura

Abertura da semana teve palestra, exposição e sorteio de livros
 
Um personagem singular, que viveu o que escreveu. Assim o historiador Francisco Rodrigues Torres define o jornalista e escritor Afonso Schmidt. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (24), no evento de abertura da 44ª edição da semana promovida para enaltecer a importância da obra do também romancista e poeta nascido em Cubatão em 29 de junho de 1890.
“Considero Schimdt um dos maiores pensadores nacionais. É consistente tanto pela quantidade como pela qualidade de suas obras”, destacou Torres, em palestra na Biblioteca Municipal, onde também está a exposição Fotos e Fatos, com objetos doados pela família do homenageado.
Torres comentou que Schimdt foi um pensador que soube retratar as amarguras do ser humano de forma um tanto quanto excêntrica. A opinião do historiador foi compartilhada pelo responsável pelo arquivo histórico, João Baptista. “Este evento apresenta Schimidt para aqueles que desconhecem sua marcante e relevante existência”.
Na cerimônia de abertura, a secretária de Cultura, Vanessa Toledo, ressaltou a importância de Schmidt para Cubatão. “É um dos artistas mais importantes de nossa Cidade. Nossa intenção, com a semana, é movimentar não apenas a biblioteca, mas também outros espaços culturais do município”.
Durante o evento houve sorteio dos livros “Meu lugar no mundo” e “Anilinas”, de Celma de Souza; “Ruína de pedra de Cubatão”, de Gino Souza; e “Vamos conhecer e colorir nossa arqueologia”, de Manoel Gonzalez. As obras retratam a cidade de Cubatão.
Confira, a seguir, a programação da Semana Afonso Schmidt:
Dia 25, terça-feira, das 9 às 12 horas, manhã musical, com recital da Escola Técnica de Música e Dança “Ivanildo Rebouças da Silva”. E das 14 às 16 horas, a ilustradora Nice Lopes coordena a oficina de arte “Autorretratos com carimbos”, para crianças de 7 a 12 anos.
Dia 26, quarta-feira, manhã musical com a Associação Laranjeira, do bairro Pilões, das 9 às 12 horas. Já das 15 às 17 horas, ocorre bate-papo literário com escritores cubatenses. A oficina de arte “Dobradura”, com a contadora de histórias Nalva Leal, acontece das 14 às 16 horas, na sala de pesquisa.
Dia 27, quinta-feira, das 15 às 17 horas, sessão de curta-metragens e ‘teasers’ variados com o tema universo literário, sob a curadoria de Madeleine Alves. Já das 19 às 22 horas, os editores Valdir Alvarenga e Irene Estrela Bulhões lançam a edição nº 105 da Revista Mirante.
Dia 28, sexta-feira, das 8 às 12 horas, a calçada em frente à biblioteca ganhará uma banca para doação de livros, com o apoio da Editora Escala. No mesmo horário tem a exposição de textos de alunos da rede municipal de ensino elaborados com base nas obras de Afonso Schmidt. A partir das 10 horas estão programadas atividades culturais incluindo a doação de livros e sarau literário na Praça Afonso Schmidt (próximo da Rodoviária), Vila Couto.
Das 15 às 17 horas, o arquiteto Carlos Roque coordena um bate-papo sobre seus trabalhos com Urban Sketchers Santos e Rio de Janeiro, com exposição de desenhos. E das 19 às 22 horas, tem noite de autógrafos do escritor cubatense Natan Alencar. Ele lança o livro “Flores e Pedregulhos”.
Dia 30, domingo, às 20 horas, tem ensaio aberto Coletivo 302 – Espetáculo “Vila Parisi”, no Cruzeiro Quinhentista (classificação 16 horas).

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais