A Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Nova República dá início nesta quinta-feira (3) ao programa ‘Laços de Acolhimento’, que consiste em fortalecer a relação entre a unidade e as 48 gestantes que neste momento realizam as consultas de pré-natal no local. Elas receberão kits maternidade e serão recebidas com café da manhã. A USF fica na Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº e o lançamento tem início às 9 horas.
O principal objetivo é ampliar ainda mais o número de gestantes que passam por pelo menos 6 consultas de pré-natal. Ranking da Saúde Pública do Ministério da Saúde mostra como a Secretaria de Saúde de Cubatão vem aumentando, desde 2023, a proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas de pré-natal realizadas, passando de 12% no início de 2023 para 30% ao final daquele ano, chegando a 47% no primeiro quadrimestre de 2024; a proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV passou de 16% para 52% e a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado de 7% para 52%.
A proporção de crianças até um ano de idade vacinadas também cresceu nesse período, passando de 58% para 84%. A ampliação dos atendimentos a gestantes e da proporção de crianças, ações estratégicas do município, garantiram que Cubatão chegasse à primeira colocação no ranking de vacinação entre os municípios da Baixada Santista.
Laços de Acolhimento – O projeto, desenvolvido pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), gestora da Atenção Primária à Saúde e do Hospital Municipal de Cubatão, é voltado para garantir mínimo de seis consultas de pré-natal para garantir um melhor acompanhamento e assistência à mãe e ao bebê, que contam também com uma rede de apoio com acolhimento, orientações, atendimentos multiprofissionais e acompanhamento desde o pré-natal até o puerpério.
O projeto tem início no Jardim Nova República por ser a unidade com o maior número de gestantes atendidas. No total, 509 gestantes fazem o pré-natal nas 18 unidades de Saúde do município.
Maternidade – Outro objetivo do programa é ampliar a integração entre as unidades, onde é realizado o pré-natal, e o Hospital Municipal de Cubatão (HMC), onde fica a maternidade. Uma das ações mais significativas do projeto é a visita guiada à maternidade, cujo objetivo é dar às gestantes a oportunidade de conhecer o ambiente hospitalar antes do nascimento do bebê. Durante a visita, elas conhecem a estrutura da maternidade, os profissionais que estarão envolvidos no atendimento, e participam de momentos educativos e acolhedores.
Por: Secom Cubatão
Foto: Freepik