A Prefeitura de Cubatão lançou na tarde desta quinta-feira (3), o projeto de ‘Educação Ambiental’ para atender alunos da rede municipal de ensino. O projeto é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem Estar-animal (SEMAM-SCBem), Secretaria de Educação (SEDUC) e CEPEMA/USP – Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). A assinatura que formalizou o programa ocorreu no próprio CEPEMA, com presença dos Secretários das Pastas de Interesse e da Vice-Prefeita Andrea Castro. O projeto está inserido no plano de Trabalho do Fundo Municipal de Meio Ambiente e integra a programação de comemoração dos 76 anos de aniversário de Cubatão.
A Vice-Prefeita Andrea Castro, que no ato representou o prefeito César Nascimento, recebeu 21 estudantes da UME Usina Henry Borden, que simbolicamente neste dia acompanharam oficinas e aulas nos laboratórios da Instituição. A ideia é que todas as terças-feiras, estudantes do ensino fundamental da rede municipal participem do projeto Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP) no CEPEMA/USP, com uma aula diferente, aprendendo conceitos básicos sobre meio ambiente e ciência na prática. Neste ano de 2025, pelo menos mil alunos participarão das oficinas nos laboratórios, usando jalecos, óculos especiais, aprendendo sobre qualidade da água, do ar, no viveiro de mudas, despertando as crianças para a iniciação científica e carreira acadêmica.
A Vice-Prefeita afirmou que o Governo está muito feliz em iniciar esse projeto e destacou a importância dessa vivência prática. Segundo ela, o projeto envolve 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o que o faz ser de “extrema importância para o município, fruto de um trabalho em conjunto e que vem sendo construído desde a gestão anterior e que, agora, temos o privilégio de efetivamente começar”. Para os alunos, Andrea disse que “hoje vocês são alunos, mas lá na frente, quem sabe, poderemos ver professores e doutores como temos aqui neste evento. Vocês poderão realizar sonhos que talvez nem imaginam ainda e que, muitas vezes, surgem de oportunidades como esta. Então, abracem essa chance de estar em um ambiente propício para aprender e sonhar”.
O secretário da SEMAM-SCBem Cleiton Jordão salientou a qualidade do CEPEMA e dos trabalhos desenvolvidos no local e da importância que o projeto representa para a base escolar, em decorrência da transversalidade do tema. “Importante citar o engajamento das equipes de todas as áreas envolvidas, que resultaram em um programa que permite aos alunos frequentarem uma instituição que proporciona um espaço de aprendizagem participativa, em um ambiente interdisciplinar e conectado com o cotidiano da vida escolar, envolvendo alunos e professores da rede pública de Cubatão”, informou o secretário. Danielle Souza, secretária de Educação, também ressaltou que os educadores da rede receberão treinamento sobre os temas.
O CEPEMA faz parte do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP, Coordenado pelo professor doutor Claudio Oller, representado neste evento por dr Osmar Gomes – Vice-Coordenador, e dra Marcela Fejes – Coordenadora do Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP) e Núcleo de Educação e Divulgação do CEPEMA (CAP-NED-CEPEMA). Representando a Poli/USP, estava o Professor Doutor Marcelo Seckler – representante da Diretoria da Poli/USP e Vice-Presidente da Comissão de Graduação. “A gente fica muito feliz por iniciativas como essa. O projeto vem para formar pessoas e gerar conhecimentos. Essa é a prova de que estamos no caminho que propusemos quando criamos o Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP) aqui em Cubatão, cuja finalidade é aproximar da Comunidade por meio da Educação e da capacitação. Esperamos que os alunos aproveitem essa oportunidade de aprendizagem que este projeto propõe”, ressaltou Seckler.
“Projetos assim facilitam o trabalho com o ensino público e nos aproxima cada vez mais da comunidade e do meio ambiente”, reforçou o Vice-Coordenador do CEPEMA Osmar Gomes, ao destacar também a importância da parceria e elencar a série de projetos desenvolvidos pela instituição que tem a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, a iniciação científica e a Educação Ambiental como focos centrais.
Diversas autoridades também prestigiaram a assinatura: os secretários municipais Allan Matias (Governo), Elias Silva (Turismo) e o vereador Guilherme Amaral, representando a Câmara Municipal.
A aula prática encantou os alunos – Na oportunidade, os estudantes da UME Usina Henry Borden se dividiram em turmas de quatro alunos cada para conhecerem as várias salas laboratoriais do CEPEMA. Na ‘Sala das Águas’, estavam Maria Paula, Miguel, Nicole e David, que ouviam atentamente à prof. Manuela Esquivel falar sobre ambientes marinhos, conchas e manguezais, dos animais que dependem dos três tipos de mangues para sobrevirem, os oceanos, etc. Na sala ao lado, Lorenzo, Nívia, João e Maria Luiza conferiam com o prof. Igor Henrique quais são as diferenças e semelhanças entre os tipos de pegadas dos animais. O quarteto se encantou ao descobrir que, há estudos para se descobrir como são as pegadas de certos felinos, canídeos, aves, ruminantes, equinos e primatas. Puderam até conferir e aprender, por meio de uma atividade, em que tinham que identificar se eram pegadas de gato, cachorro, galinha, vaca, etc.
No laboratório de química, as alunas Bianca, Isadora, Francielly e Helena tiveram contato com um equipamento que permite observar coisas que não se conseguem enxergar a olho nu: o microscópio. Nesta atividade, o Prof. e Doutorando Lucas Monteiro ensinou como se prepara uma lâmina de microscópio e observaram nela amostras de tecido vegetal, tecido animal e até mesmo vírus.
Texto e fotos: Secom Cubatão