Vinte e seis professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Cubatão participarão do curso ‘Paradesporto e Pedagogia da Inclusão – Teoria e Prática’ realizado pelo Sesc Santos, no dia 20 de maio. A capacitação, que será acompanhada pelo Centro de Apoio Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC) da Secretaria de Educação (Seduc), visa ampliar os conhecimentos dos profissionais e promover a inclusão efetiva dos alunos com deficiência no ambiente esportivo.
Durante a formação, os docentes assistirão a uma palestra ministrada por Taylor Brian Lavinscky Pereira, doutor em Educação Especial pela UFSCar e treinador paralímpico nos Jogos de Beijing 2022. O curso abordará conteúdos teóricos e a aplicação prática do paradesporto, preparando os participantes para desenvolver atividades inclusivas em sala de aula.
Os professores capacitados também terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio de uma atividade pedagógica, que será realizada com a comunidade escolar no Dia do Desafio (28 de maio).
O que é paradesporto? – Paradesporto é o conjunto de modalidades esportivas desenvolvidas ou adaptadas para pessoas com deficiência, com foco no lazer ou competição, como nos movimentos paralímpico, surdolímpico e Special Olympics. As atividades contribuem para inclusão e ascensão social, além de melhorar a saúde e qualidade de vida dos praticantes.
Texto: Secom Cubatão / IS
Foto em Destaque: Freepik