...

Cubatão promoveu a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa com tema “Os desafios do envelhecimento em uma sociedade democrática e pluralista”

  • 3 min de leitura

Na manhã desta terça-feira (27), a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, realizou a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, no Bloco Cultural. Com o tema “Os desafios do envelhecimento em uma sociedade democrática e pluralista”, o evento reuniu 210 pessoas, entre idosos, familiares, autoridades e delegados eleitos nas pré-conferências para debater e propor melhorias nas políticas públicas voltadas à população idosa. O objetivo foi promover a inclusão social, ampliar direitos e garantir uma velhice digna, saudável e participativa, com foco na humanização do atendimento e na valorização da individualidade de cada idoso.

Nos dias 19 a 22 de maio, as pré-conferências preparatórias mobilizaram a comunidade em diferentes pontos da cidade, garantindo ampla participação na construção das propostas apresentadas. No dia 19, o encontro ocorreu no Conviver Vila Natal. No dia 20, as discussões aconteceram no Conviver Centro . No dia 21, foi a vez do CRAS CEU das Artes, no Jardim Nova República. Por fim, no dia 22, a pré-conferência foi realizada no Conviver Jardim Casqueiro. Esses encontros preparatórios foram fundamentais para levantar demandas que refletem as reais necessidades da população idosa de Cubatão, as quais foram organizadas em cinco eixos temáticos para debate na conferência.

A 3ª Conferência Municipal teve início às 8h com o credenciamento dos participantes e um coffee-break, seguido pela abertura oficial, com pronunciamentos de autoridades. Houve leitura do regulamento interno e aprovação. A apresentação artístico-cultural do Coral Raízes da Serra celebrou a vitalidade e a riqueza cultural dos idosos, encantando os presentes. Os delegados eleitos nas pré-conferências apresentaram as propostas, que foram discutidas em grupos separados por eixos temáticos (1 a 5). O objetivo foi votar e selecionar as cinco propostas com maior número de votos, que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. Às 12h, foram escolhidos os delegados que representarão Cubatão na etapa estadual, marcada para ocorrer em agosto deste ano.

A vice-prefeita Andréa Castro destacou a relevância do evento: “A conferência é de extrema importância, pois, com o avanço da ciência, as pessoas estão vivendo mais, mas também é necessário viver melhor. Envelhecer bem é o nosso objetivo. As conferências servem para debater com a sociedade e trazer para o município políticas públicas que atendam às reais necessidades dos idosos.” O secretário municipal de Assistência Social, Ivan Hildebrando, reforçou o compromisso com a causa: “Precisamos discutir verdadeiramente o que é mais importante para a melhor idade, dando a devida atenção a esse segmento. Nosso trabalho é somar esforços para discutir e implementar políticas públicas que gerem resultados concretos, com respeito, dignidade e afeto.”

A conferência consolidou o compromisso de Cubatão com uma sociedade mais justa e inclusiva, reforçando a importância da participação ativa dos idosos e da construção coletiva de políticas públicas. As cinco propostas mais votadas serão encaminhadas à Conferência Estadual, representando as prioridades de Cubatão para o fortalecimento dos direitos da pessoa idosa, com foco em equidade, acessibilidade e bem-estar.

Por: Secom Cubatão/IV
Fotos: Secom Cubatão/PMC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais