...

Dose de reforço de vacina contra meningite terá proteção maior

Esquema vacinal segue com doses da meningocócica C aos três e aos cinco meses de vida e reforço aos 12 meses, agora com a ACWY
  • 3 min de leitura

A Secretaria de Saúde informa que desde esta terça-feira (1º/7), os bebês de 12 meses passam a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço no esquema vacinal contra a meningite. Isso significa que, além do meningococo C, eles ficarão protegidos contra outros três sorotipos da bactéria (A, W e Y), o que visa à prevenção de casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia.

O esquema vacinal segue no mesmo formato, com duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e aos cinco meses de vida, e um reforço aos 12 meses, agora com a meningocócica ACWY.

Conforme o Ministério da Saúde, as crianças que já receberam três doses da meningo C não precisam receber a dose de reforço com a ACWY no momento. Mas aquelas que não foram vacinadas aos 12 meses podem completar o esquema com a nova vacina, antes de completar 5 anos. O Sistema Único de Saúde já oferecia o imunizante ACWY nas unidades básicas de saúde, destinada a adolescentes 11 aos 14 anos.

SALAS DE VACINA – As doses contra meningite e das demais vacinas do Plano Nacional de Imunizações estão disponíveis em Cubatão nas 15 unidades de Saúde do município com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e também nas unidades que funcionam com horário ampliado até as 19 horas.

Confira os locais e mais informações sobre a vacinação na cidade em https://www.cubatao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/Quadro-de-vacinas-2025.pdf.

MENINGITE – A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer com metástase nas meninges, lúpus, reações a medicamentos e traumatismos cranianos.

As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as meningites virais predominam nas estações da primavera e do verão. Com informações da Agência Brasil.

Por: Secom Cubatão/AA
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais