A Prefeitura de Cubatão expressa os sentimentos de pesar por mais uma grande personalidade da cultura cubatense. Aloísio Souza Castro Júnior, 46 anos, carinhosamente chamado de Mumu, faleceu na tarde desta quinta-feira (24), em consequência de um infarto. Uma perda irreparável para Cubatão, principalmente ao meio Cultural da Cidade e da Região.
Aloísio Souza Castro Júnior (29/3/1979 – 24/07/2025) era formado em Gestão Empresarial e Pós-Graduado em Direitos Humanos e Questões Étnico-Sociais, organizador de eventos culturais, propulsor de várias ações sociais no município e região, tendo acumulado em sua trajetória profissional a organização de diversos eventos direcionados à valorização da cultura negra e popular, como o Samba da Maré, a Roda de Samba do Mumu e o Projeto Só Canto Samba. Ele ocupou o cargo de Diretor de Cultura na gestão anterior. Foi por vários anos o Rei Momo do Carnaval cubatense, inclusive este ano.
Seu último grande trabalho na Secretaria de Cultura de Cubatão colaborou significadamente para a finalização, em tempo recorde, de todo o processo de pagamento da Lei Paulo Gustavo (LPG), em 2024, que estava parado há mais de um ano, assim como ações com bases estabelecidas na PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, uma Lei Federal criada para fomentar a cultura em todo o país, com o objetivo de apoiar artistas, produtores culturais, espaços culturais e projetos diversos.
Velório e sepultamento – A família informa que o velório será às 9h30min. E o enterro, às 11 horas, neste sábado (26), no Cemitério Municipal de Cubatão.
Por: Secom Cubatão