...

Julho Amarelo: Unidade de Saúde do Jardim Casqueiro promove mutirão de testagem

  • 4 min de leitura

Para encerrar as atividades do Julho Amarelo em Cubatão, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Casqueiro promove nesta quarta-feira (30), a partir das 8h30, um mutirão de testagem rápida de hepatites, sífilis e HIV. A unidade fica na Rua Espanha, s/nº.

O teste é rápido, gratuito, simples e feito sob sigilo. Como muitas vezes as hepatites não apresentam sintomas, o teste permite a realização do diagnóstico a fim de que o tratamento tenha início imediato. Não é necessário jejum e o resultado sai na hora.

É recomendável fazer o teste a gestantes no início do pré-natal, pessoas com mais de 40 anos, pessoas que tiveram contato com sangue e agulhas (casos de tatuagem, manicure e acidentes com materiais cortantes), pessoas que vivem com o HIV, pessoas em situação de rua, pessoas que já tenham usado drogas injetáveis, população LGBTQIAPN+, pessoas que estão presos ou passaram pela prisão e pessoas que se prostituem. “Participe do mutirão e traga quem você ama. A equipe da UBS está pronta para acolher”, conta a gerente da unidade, Larissa de Almeida Silva.

Está prevista para esta terça-feira (29) uma roda de conversa sobre o Julho Amarelo na Unidade de Saúde da Família da Vila Natal.

JULHO AMARELO – O Julho Amarelo é mês de conscientização sobre as hepatites virais e as equipes da Secretaria de Saúde realizaram uma série de ações percorrendo a cidade ao longo do mês. A equipe do Programa de Prevenção do Serviço de Atendimento a Doenças Transmissíveis (SADT) esteve no Lar Fraterno, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em pátios de caminhões.

O ANO TODO – A chefe do SADT, Querollaine Bernardes, conta que as atividades de prevenção não ocorrem somente em julho, são uma rotina do setor ao longo de todo o ano, como em maio, com testagem rápida de HIV e sífilis, orientação, aconselhamento e distribuição de preservativos.

Além das visitas do Programa de Prevenção, o SADT mantém o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, para quem precisar fazer o exame ou tirar dúvidas sobre os procedimentos. O interessado deve levar documento de identificação com foto e Cartão SUS. Não é necessário estar em jejum. O CTA fica na Rua D. Pedro I, n° 104, Vila Nova.

A CAMPANHA – O Julho Amarelo, iniciativa representada por um laço amarelo, reforça a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essas doenças são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e, por isso, é preciso atenção ao consumir informações sobre o tema.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

CASOS E VACINAÇÃO – Até o momento, Cubatão registrou 28 casos de hepatites em 2025, sendo três do vírus tipo A, 15 do B e 10 casos do C. A cobertura da vacina contra a hepatite B está acima de 95%, meta indicada, tanto em crianças de 30 dias como menores de 1 ano de idade. A cobertura da vacina contra a Hepatite A, aplicada com um ano de idade, está em 91,62%.

Por: Secom Cubatão/AA
Foto: Freepik

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

GOVERNO MUNICIPAL

Prefeito César da Silva Nascimento
Vice-Prefeita Andrea Maria de Castro

 

© Copyright Município de Cubatão - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por DSJ Soluções Digitais