Em Cubatão, o Projeto Musicalizar, Encantar e Movimentar leva música, movimento e experimentação sensorial para crianças de quatro e cinco anos das UMEs Estado do Amazonas, Estado de Goiás e Estado de Minas Gerais. Em parceria com a Escola Técnica de Música e Dança (ETMD) Ivanildo Rebouças da Silva, as atividades são desenvolvidas no contraturno escolar, em escolas que oferecem salas com período integral.
“Atualmente o Musicalizar atende 375 crianças, e, com os resultados positivos já alcançados, a expectativa é que seja ampliado e atenda mais unidades de Educação Infantil no ano no próximo ano”, informou Danielle Souza, secretária de Educação. As atividades são conduzidas pelas professoras Anália Cristiane Leite Nunes da Silva e Daniela Cristina da Silva Moraes Reis da Silva, que lecionam tanto no ensino infantil quanto na ETMD.
As educadoras utilizam ampla variedade de recursos: instrumentos de percussão – tanto convencionais quanto confeccionados, objetos que estimulam experiências sonoras e sensoriais e, em especial, o próprio corpo como produtor de sons. “O principal objetivo é despertar o interesse e o prazer pela música. Já na parte pedagógica, é fazer com que as crianças aprendam a escutar uns aos outros, desenvolvam habilidades sensoriais, auditivas, cognitivas, sociais etc”, explicaram as professoras.
Além de desenvolver o senso rítmico, as aulas de musicalização infantil são utilizadas como ferramenta para socialização e percepção do ambiente. Com atividades que incluem desde a identificação de sons e temas do dia a dia, como o trânsito, por exemplo, o projeto estimula o desenvolvimento completo dos alunos. Os resultados são evidentes. “Temos crianças que, no início, pouco participavam e hoje estão mais ativas”, relataram. Segundo as professoras, o impacto positivo também é observado em crianças dentro do espectro autista, que demonstram maior interação e participação nas atividades.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 4 – educação de qualidade.
Por: Secom Cubatão/MA
Fotos: Divulgação PMC