Reunião realizada nesta terça (14) com autoridades sanitárias e de segurança pública discutiu a logística para fiscalização no comércio cubatense. A pauta é o combate à comercialização de bebidas destiladas adulteradas ou irregulares e também sem nota fiscal. O encontro ocorreu na sede do Departamento de Vigilância em Saúde e contou com a participação do pessoal das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, representantes das Secretarias de Finanças e Obras, Procon de Cubatão, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar (4ª Cia). A Polícia Civil se colocou à disposição para participar de possíveis ações.
O objetivo é realizar operações surpresa por toda a cidade. Os representantes deixaram o encontro assumindo o compromisso de se organizarem internamente para participar das atividades que deverão acontecer em diferentes períodos do dia, ao menos duas vezes por semana. “Serão necessárias várias operações para percorrer todos os bairros e também atender a eventuais denúncias que envolvam bebidas e alimentos comercializados irregularmente e também adulterados. Nosso objetivo é garantir a segurança dos munícipes de Cubatão”, afirmou Daniela Paz, Diretora de Vigilância em Saúde, que capitaneou a reunião.
Nos últimos finais de semana, as equipes estiveram reunidas realizando fiscalizações no Guará Fest, no Píer do Casqueiro, uma vez que a Prefeitura determinou a proibição de venda de bebidas destiladas em barracas montadas dentro da festa e ao redor da Praça Independência. Foram apreendidas pelo menos 40 garrafas com o material, cuja venda estava suspensa no local.
Balanço Nacional – Cubatão não possui casos investigados de contaminação por metanol. Dados do Ministério da Saúde atualizados nesta segunda (13) mostram que o número de casos de suspeitos de intoxicação por metanol, após consumo de bebida alcoólica, é de 213 notificações registradas em todo o país, sendo 32 casos confirmados e 181 em investigação. Dos 32 casos de intoxicação confirmados, 28 deles são no Estado de São Paulo, 3 no Paraná e 1 no Rio Grande do Sul. O Ministério informou que já houve 5 óbitos confirmados em SP e outros 9 seguem em investigação, sendo 3 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 em MG e 1 no CE.
Por: Secom Cubatão/IP
Fotos: Secom Cubatão